Composições capturadas com sensibilidade pela lente do fotógrafo induzem o visitante a uma viagem pelo universo da maternidade e revelam o cotidiano de indivíduos e famílias em uma sequência de cenas comuns, contudo, belas e impactantes.
Radilson Carlos Gomes da Silva, servidor do Ministério da Saúde, atua, há mais de dez anos, no registro de imagens de saúde pública em todas as regiões do País. Neste trabalho resgata, em rostos e lugares, a beleza simples de uma das experiências mais intensas e sublimes da vida da mulher: o nascimento de um filho e o nascimento de uma mãe. A atenção e o cuidado do SUS, que preza por uma assistência humanizada, abrange desde o pré-natal, passando pelo parto, pós-parto e acompanha o desenvolvimento da criança até os dois anos de idade.
A Coordenação-Geral de Documentação e Informação da Subsecretaria de Assuntos Administrativos da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, por meio do Centro Cultural do Ministério da Saúde, apresenta a exposição fotográfica Maternidade, documentário fotográfico que integra o evento comemorativo ao dia Nacional de Doação de Leite Humano, realizado pela Secretaria Estadual de Saúde. As imagens produzidas são o resultado de captações realizadas em diversas cidades da região Norte, Nordeste e Amazônia Legal. São fotografias que formam um acervo capaz de retratar as ações de saúde pública que priorizam o aumento da expectativa de vida de milhares brasileiros. Ações desenvolvidas nos bancos de leite, oficinas de amamentação, programas de incentivo ao pré-natal, redes de atenção à mulher e à criança recém-nascida, parteiras tradicionais, maternidades especializadas e até UTIs neonatais.
Este trabalho só foi possível graças à colaboração de profissionais de saúde e usuários das diversas cidades visitas em quase três anos de caminhada pelo Sistema Único de Saúde do Brasil. Os verdadeiros atores e autores deste projeto são personagens que, muito embora anônimos, acreditam na força da coletividade e na efetivação de um SUS mais incluso e resolutivo. "Acredito que o papel transformador da arte pode atuar de forma coadjuvante às orientações elencadas pelas políticas públicas, funcionando como elemento de sensibilização, socialização e transformação social".
RADILSON CARLOS GOMES DA SILVA, fotógrafo documental e servidor do Ministério da Saúde
A exposição de fotos ficará na Rua México 128 - Centro - RJ - de 13 à 30 de maio de 2019.