Evento virtual reúne rBLH-BR para o Dia Mundial de Doação de Leite Humano 2020

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano se reuniu virtualmente para os 10 anos de celebrações do Dia Mundial de Doação de Leite Humano 2020 no contexto da pandemia da COVID-19.

As sessões iniciais foram abertas com saudações da Dra. Nísia Trindade – Presidente da Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz – que comentou a importância dos bancos de leite humano na dificuldade do atual contexto de enfrentamento da pandemia de COVID-19. Sem demora, o Dr. Fábio Russomano – Diretor do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira/IFF-Fiocruz – parabenizou a liderança da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Depois, foram ouvidas as palavras do Diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde/ICICT-Fiocruz – Rodrigo Murtinho e da Coordenadora do Centro de Referência Nacional da rBLH-BR – Danielle da Silva. Seguidamente, uma breve saudação da Coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde - COCAM/MS – Janini Ginani e da Representante da Organização Pan-americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil – Socorro Gross.

Logo depois, foi a vez dos representantes regionais da rBLH-BR: Miriam Santos – Representante da Região Centro-Oeste; Cynara Souza - Representante da Região Norte; Ana Zélia Pristo - Representante da Região Nordeste; Claudia Nunes - Representante da Região Sul; e, Mônica Pontes - Representante da Região Sudeste. Em seguida, com a palavra, a Dra. Vilneide Braga – Representante da Sociedade Brasileira de Pediatria e por fim, uma linda e emocionante homenagem aos Decanos da rBLH-BR, Américo Yoshinobu Ishiy e Anália Ribeiro Heck feita pelo Dr. João Aprigio. 

O terceiro movimento da reunião foi reservado para a apresentação dos Novos Produtos e situação atual da rBLH-BR. Foi apresentada a publicação denominada Série Documentos – rBLH em Dados, que mostra a consolidação dos dados de produção dos Bancos de Leite Humano que compõem a Rede Brasileira desde 2000 até 2019. O trabalho apresentado também se configura em uma iniciativa que visa a contribuir para o monitoramento da Agenda 2030.

Como faz ano após ano, a rBLH-BR apresentou produtos do primeiro semestre de 2020 durante o evento, o resultado do Credenciamento dos Bancos de Leite Humano , as Normas Técnicas revisadas. Na apresentação dos resultados do Credenciamento 2019/2020, a Coordenadora da Secretaria Executiva da Rede Brasileira, Mariana Simões, ressaltou que desde 2019, os dados de produção de cada BLH passaram a ser monitorados mensalmente, valorizando ainda mais a qualidade da informação. Informação e Conhecimento, também foram as palavras utilizadas pela coordenadora do Centro de Referência Nacional, Danielle da Silva, durante a apresentação de um conjunto de Normas Técnicas revisadas, como uma das respostas de enfrentamento à pandemia. Essas NTs foram revisadas pela Câmara Técnica da rBLH com o objetivo de rever as Boas Praticas aplicadas na rotina dos BLHs. E finalizando essa sessão, foi anunciado que haverá uma nova dinâmica para seleção do slogan Dia Mundial de Doação de Leite Humano de 2021. 

A quarta sessão foi uma comovente apresentação com o tema: Revisitando o passado, construindo o presente: 10 anos de Campanhas Nacionais no Brasil. Uma retrospectiva mostrando as Campanhas de Mobilização Social de Doação de Leite Humano realizadas pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Para saber mais, clique aqui

Finalizando as sessões, a Campanha Oficial Do Dia Mundial de Doação de Leite Humano do Ministério da Saúde foi apresentada pela Coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Janini Ginani, sob o lema Doe Leite Materno. Nessa Corrente Pela Vida, Cada Gota Faz A Diferença

Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo da campanha 2020 na íntegra. 

Encerrando o encontro, os representantes das Redes Estaduais e Distrital de Bancos de Leite Humano foram convidados a fazer um breve depoimento final. 

Participaram, também deste encontro doadoras, mães de receptores, demais parceiros e colaboradores.