Estoque de leite materno no DF é o menor dos últimos quatro anos

Publicado em 19/02/2020 00h:09min.

A Secretaria de Saúde (SES-DF) decidiu acender o sinal amarelo, nesta quarta-feira (05/02/2020), sobre o estoque de leite materno. De acordo com a pasta, o mês de janeiro de 2020 foi o “pior mês nos últimos quatro anos” em termo de coleta do leite humano, mesmo com as campanhas realizadas em 2019.

“Coletamos 1,9 mil litros a menos que o ano anterior, o que não permitiu termos um estoque de alerta para esta época do ano”, alertou a pediatra Miriam Oliveira dos Santos, coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno do Distrito Federal.

O uso de leite humano nas unidade neonatais da Secretaria de Saúde é uma estratégia para redução da mortalidade infantil, em especial, a do recém-nascido. A falta do alimento pode promover maiores problemas para o desenvolvimento das crianças “e aumentar o risco de morte”, explica a especialista.
A médica aponta que a queda pode ser justificada por inúmeros motivos, como o período de descanso no trabalho.

“O que acontece é que as amamentadoras, nesse período, viajam, estão com visitas em casa ou acabam tendo que dar atenção aos outros filhos durante as férias escolares, o que muda seriamente a rotina doméstica”, pontua.

Miriam Santos também argumenta que há uma inverdade sobre a doação de leite materno que ainda assusta as doadoras.
“É bom deixar claro que o fato de a mulher doar o leite materno não vai fazer faltar para o bebê dela. Quanto mais ela amamenta e quanto mais ela extrai, mais o corpo produz. Para se ter ideia, o pote pode encher em uma semana e ele consegue alimentar até 10 bebês diferentes”, afirma.

Fonte: https://www.metropoles.com/distrito-federal/estoque-de-leite-materno-no-df-e-o-menor-dos-ultimos-quatro-anos