Espírito Santo - BLH Hucam cria projeto de incentivo à doação de leite materno durante a pandemia em parceria com universidade

Publicado em 10/09/2020 14h:37min.

Equipe multidisciplinar e alunos da Ufes implantaram ações de promoção, orientação e incentivo à doação de leite humano

O desenvolvimento de ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19 e em prol do aleitamento materno requer articulação entre atores sociais. Para incentivar as doações de leite humano durante esse período, o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (Hucam) e o Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) estão com o projeto "Estratégias de Solidariedade na Doação de Leite Materno nos tempos de Covid-19”.

A iniciativa teve início durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2020 e vai até dezembro. A partir de projetos de extensão da universidade, uma equipe multidisciplinar do BLH e 27 alunos da instituição implantaram ações de promoção, orientação e incentivo à doação de leite materno durante a pandemia. Os objetivos norteadores são promover informações sobre a importância da doação; desenvolver atividades de acordo com as orientações técnicas para o contexto de Covid-19; sensibilizar e capacitar a equipe do hospital; e informar, sensibilizar e educar as mães doadoras, incentivando assim a difusão da doação de leite humano.

O projeto começou com o treinamento dos participantes do projeto e a elaboração de material informativo “tag” sobre doação de leite materno, que é distribuído às lactantes internadas na maternidade. O primeiro passo para integrar profissionais da Saúde, família, lactantes e pacientes internados no HUCAM à identidade do projeto.

A segunda ação faz parte da iniciação científica universitária “Análise do Serviço de Teleconsultoria com a Equipe do Banco de Leite Humano nos Tempos de Covid-19” e consiste no atendimento por teleconferência, por meio do Serviços Telessaúde ES, para evitar o deslocamento das famílias à maternidade. Três enfermeiras, uma fonoaudióloga e uma médica realizam 30 atendimentos por mês.

“Doadoras de Leite do Futuro” é a terceira etapa do projeto e resultará na pesquisa acadêmica “Efetividade e impacto das ações do Projeto de Extensão - Estratégias de Solidariedade na Doação de Leite Materno nos tempos de Covid-19”. Está sendo realizado o monitoramento de gestantes e lactantes sobre sintomas da Covid-19 e o processo de aleitamento materno. O Telessaúde ES oferece suporte e orientação às mães que enfrentam dificuldade na amamentação e necessitam de orientações.

A parceria, além da repercussão positiva na promoção da saúde materno-infantil, demonstra a importância do trabalho dos BLHs com universidades, trazendo o aleitamento materno à formação de futuros profissionais da Saúde. As duas pesquisas acadêmicas1 resultantes do projeto devem ser publicadas em 2021.

 

Elma Heitmann Mares Azevedo, Mônica Barros de Pontes, Sandra Willéia Martins, Janaína de Alencar Nunes, Estratégias de intervenção na Rotina de Cuidados no Banco de Leite Humano diante da pandemia de COVID-19, CoDAS (2020)

 

Leia também:

Trabalho do Centro de Referência do Espírito Santo é premiado

Campanhas do Centro de Referência do Espírito Santo são premiadas em Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia