Escola de Enfermagem da UFMG realiza trabalho compartilhado com a RedeBLH

Publicado em 24/10/2011 00h:00min.

Alunas do curso de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG promovem campanha de arrecadação de potes de vidros para Bancos de Leite Humano

Em comemoração ao Dia Nacional da Doação de Leite Humano, 1º de outubro, as alunas do curso de Nutrição realizam uma sensibilização com a comunidade acadêmica sobre a importância e necessidade da doação como forma de salvar vidas. As professoras Elysângela Dittz Duarte e Kleyde Ventura de Souza, do curso de Enfermagem do Departamento Materno Infantil e Saúde Pública, coordenadoras da disciplina Aleitamento Materno: promoção, proteção e apoio, propuseram às estudantes a realização de uma campanha na Escola de arrecadação de frascos de vidros para o Bancos de Leite Humano a Maternidade Odete Valadares e para o Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Sofia Feldman , ambos em Belo Horizonte.

Para chamar a atenção da comunidade acadêmica, as alunas estão realizando uma exposição de cartazes, fotos e informações em alguns andares da Escola alertando sobre a importância da doação. A professora Elysângela Duarte destacou a grande procura e envolvimento dos alunos nessa atividade. “Nós percebemos que a disciplina tem um impacto na vida dessas estudantes. Por isso estamos desenvolvendo esse trabalho para fazer com que elas expressem o que aprendem em sala de aula”, disse. De acordo com a docente Kleyde Ventura, neste semestre o trabalho está sendo realizado com cerca de 20 alunas do curso de Nutrição, mas no próximo pretendem expandir para alunos de todas as áreas.

As estudantes alertaram que para a doação, que está sendo realizada no Hall de entrada da EEUFMG, 2º andar, é necessário observar alguns requisitos: os potes devem ser de vidros de maionese com tampa plástica, sem o rótulo e papel de dentro da tampa, lavados apenas com água e sabão, já que posteriormente o material será esterilizado nos próprios hospitais. A professora Kleyde Ventura afirmou que esta é a primeira atividade que estão realizando na disciplina, mas pretendem promover em todos os semestres um tipo de informação específica. “Este ano é a doação de potes para coleta do leite humano, no próximo estamos pensando em trabalhar com a legislação que apóia as mulheres para a prática de amamentação, informando os benefícios e direitos para isso, visando sempre o aleitamento materno bem sucedido”, acrescenta.