A doação de leite humano |
Diferente da doação de sangue que necessita de coleta presencial, a doação de leite humano pode ser feita pela nutriz com leite excedente em casa, e aos poucos, conforme orientações de higienização e armazenamento adequados. Após a coleta, o leite humano é analisado, processado, pasteurizado e distribuído conforme as necessidades de cada bebê.
Os receptores preferenciais do leite processado são os recém-nascidos internados prematuros de baixo peso ou com patologias gastrointestinais. A doação também pode ser feita pela própria mãe do bebê internado, quando o recém-nascido não conseguir amamentar diretamente da mãe.
A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano |
O Brasil possui a maior e mais complexa Rede de Bancos de Leite Humano do mundo e é modelo para a cooperação internacional com mais de 20 países das Américas, Europa e África, estabelecida por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) se consolida de fato como rede em 1998, por iniciativa do Ministério da Saúde e da Fiocruz, com a missão de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, coletar e distribuir leite humano com qualidade certificada e contribuir para a diminuição da mortalidade infantil.
Além de coletar, processar e distribuir leite humano a bebês prematuros e de baixo peso, os bancos de leite humano realizam atendimento de orientação e apoio à amamentação. Atualmente, a rede possui mais de 200 bancos de leite humano distribuídos em todos os estados do território nacional, alguns com coleta domiciliar. A rBLH-BR conta ainda com mais de 170 Postos de Coleta de Leite Humano (PCLHs).
O modelo brasileiro é reconhecido mundialmente pelo desenvolvimento tecnológico inédito que alia baixo custo à alta qualidade, além de distribuir o leite humano conforme as necessidades específicas de cada bebê, aumentando a eficácia da iniciativa para a redução da mortalidade neonatal.
Em 2001, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a rBLH como uma das ações que mais contribuíram para redução da mortalidade infantil no mundo, na década de 1990. De 1990 a 2012, a taxa de mortalidade infantil no Brasil reduziu 70,5%.
O que são os Bancos de Leite Humano |
O banco de leite humano é um serviço especializado vinculado a um hospital de atenção materno e/ou infantil. O banco de leite humano é responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta da produção lática da nutriz, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição, sendo proibida a comercialização dos produtos por ele distribuídos.
Já o posto de coleta de leite humano é uma unidade fixa ou móvel, intra ou extra-hospitalar, vinculada tecnicamente a um banco de leite humano e administrativamente a um serviço de saúde ou ao próprio banco.