A Enfermagem Brasileira Tecendo as Redes do Conhecimento no Assistir em Amamentação

Publicado em 09/11/2007 00h:00min.

A Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Domínio de Enfermagem e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra realizará no período de 14 a 16 de novembro de 2007 o 1º Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa, em Coimbra / Protugal.

Segundo os organizadores do evento, será uma oportunidade ímpar para que os diferentes investigadores de enfermagem, no âmbito nacional e internacional, possam apresentar e partilhar os resultados do seu trabalho e das suas reflexões.

O Congresso reunirá docentes, investigadores, gestores, profissionais de saúde e todos aqueles interessados no debate e reflexão dos desafios teóricos e práticos da enfermagem.

Kátia Sydronio, enfermeira do Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira / Fiocruz, participará do Congresso apresentando sua tese:

"A ENFERMAGEM BRASILEIRA TECENDO AS REDES DO CONHECIMENTO NO ASSISTIR EM AMAMENTAÇÃO"

Para ler a tese complteta, clique aqui

Autores: Kátia Sydronio, Enfermeira do Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ Doutora em Saúde da Criança e da Mulher; João Aprígio G. de Almeida, Coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite e do Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira – FIOCRUZ. Doutor em Saúde da Criança e da Mulher;
Resumo: Introdução: O Brasil passou a experimentar importantes transformações sociais no cenário do aleitamento materno a partir de 1981, com o desenvolvimento de uma política estatal focada na temática. O modelo propugnado e praticado no curso de mais uma década apresentou sinais de esgotamento e passou a ser traduzido de forma objetiva na baixa resolutividade das ações. Este momento foi habilmente captado pela Enfermagem que ao questionar a lógica do modelo assistencial então vigente, levou à academia, sobretudo aos programas de pós-graduação stricto sensu, a possibilidade de contribuir com a construção de novos saberes. Objetivos: Compreender o sentido das produções de pós-graduação interpretando seus conteúdos, localizando as tendências do cuidar a partir de suas bases epistemológicas, organizando, ordenando e descrevendo seus enredos discutindo os reflexos e influências do saber produzido / traduzido na Enfermagem sobre aleitamento materno frente às interações sociais e políticas. Método: Tendo como fonte primária os Catálogos de Informações sobre Pesquisas e Pesquisadores em Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem no período de 1978 a 2003, o conhecimento corporificado nas 63 dissertações e teses, foi estudado em dois momentos: análise descritiva e compreensiva dos estudos através dos fundamentos epistemológicos da Teoria Ator Rede de Bruno Latour. Resultados: O quantitativo de estudos corporificando o conhecimento propiciou uma dinâmica de translação que aponta num crescente para caminhos a serem percorridos por atores que participam das tramas da rede e ampliam a compreensão do aleitamento materno como um híbrido natureza – cultura, permitindo compreender as articulações que se estabelecem entre ciência e sociedade, aplicando um modelo que rompe com a lógica das polarizações.Conclusões: Partindo da lógica da purificação até a busca da singularidade e compreensão dos objetos, a Enfermagem tem percorrido caminhos para a construção e aplicabilidade de seu conhecimento ora investindo em estudos voltados para a ciência natural, ora em estudos embasados nas ciências sociais, que se complementam dando a Enfermagem-ator social a oportunidade de caminhar de forma cada vez mais intensa, no entendimento da amamentação como uma questão que está nitidamente dada como um tecido inteiriço de natureza-cultura.