Em maio os Bancos de Leite comemoram a doação de leite humano - 2015

Publicado em 19/05/2015 00h:00min.

Maio: tempo de comemorar a doação de leite humano!

No Brasil e em todos os países que possuem Banco de Leite, o mês de maio foi escolhido para ser o tempo de comemorar a 'Doação de Leite Humano'. Um tempo para reforçar o agradecimento à mulher doadora.

Os países do Mercosul celebram no dia 19 de maio o "Dia da Doação Voluntaria, Gratuita e Altruísta do Leite Humano". 

A União das Nações Sul-Americanas (Unasul) instituiu, o dia 19 de maio como "Dia Sulamericano de Doação Voluntária, Gratuita e Altruísta de Leite Humano".

No Brasil, vários estados, municípios e o distrito federal, criaram a "Semana de Doação de Leite Materno" e sempre o dia 19 de maio está incluído.

Dia 19 de maio - Comemoramos o "Dia de Doação de Leite Humano".

Em Goiás, o Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil de Goiânia realizou, no dia 04 de maio, o evento “Desenvolvimento infantil: do pré-natal aos dois anos de idade”, voltado para as mulheres (sejam gestantes, puérperas ou nutrizes) e para aqueles que quisessem conhecer sobre o tema.

A finalidade foi homenagear, agradecer e incentivar a doadora de leite materno através de uma programação artística e cultural, com palestras, apresentações dos Bombeiros Mirins do Estado de Goiás, dança do ventre, oficina de Shantalla e dueto de voz e violão, com músicas para emocionar as mamães presentes. O evento teve parceria do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás e de maternidades de todo o Estado.

No Rio de Janeiro, no dia 19 de maio, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, através da Área Técnica de Saúde da Mulher, Criança, Adolescente e Aleitamento Materno (SAS/SAB), da Comissão Estadual de Bancos de Leite Humano e do Centro de Referencia Nacional para Bancos de Leite Humano, realiza no Hospital Federal dos Servidores do Estado, o 'Seminário Comemorativo' (evento científico). Um evento científico que mobilizará profissionais dos diversos Bancos de Leite e Postos de Coleta de Leite Humano do Estado, para troca de experiências e atualização científica.

Ainda no Rio de Janeiro, o Banco de Leite do Instituto Fernandes Figueira irá realizar homenagem as doadoras no dia 22 de maio, comemorando o dia de doação de leite humano.

Haverá participação do grupo Dança Materna - grupo de bailarinos que busca, por meio da dança estimular o vínculo mãe-bebê desde a gravidez até a primeira infância. E também, exibição do vídeo, com agradecimento das mães de receptores de leite humano, e homenagem a profissionais que apoiam a doação de leite humano.

No Distrito Federal, a comemoração acontece de 9 a 29 de maio, para que todas as unidades da Secretaria de Saúde do DF tenha seu momento com atividade de agradecimento às doadoras de leite humano. Todas as atividades são acompanhadas de lanche, brindes e muita emoção neste momento de agradecer as mulheres que, além de cuidar de seus filhos, doam leite materno. 

O BLH do Hospital Regional de Planaltina, no Distrito Federal, comemorou no dia 18 de maio o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. O evento reuniu cerca de 30 doadoras de leite materno com suas famílias. Entre as atrações, foram feitas oficinas de Shantala para os bebês, brincadeiras e atividades artísticas para as crianças maiores e foi oferecido lanche para todos.

O evento contou com a colaboração de diversos setores do hospital, que auxiliaram cedendo o espaço, confeccionando lembranças para as doadoras, realizando a oficina de Shantala e auxílio na confecção do lanche, entre outros. O CEASA, doou frutas para o lanche e a dupla de bombeiros responsável pela coleta na regional, fez o registro fotográfico do evento. A Fisioterapeuta Dominique orientou as doadoras presentes para fazerem a Shantala em seus bebês. Houve pintura e brincadeiras para crianças maiores.

A equipe do Banco de Leite destaca como pontos relevantes do evento a integração de muitos setores da regional. A Coordenadora de Aleitamento Materno e BLH da Secretaria de Saúde, Miriam Oliveira dos Santos, participou da comemoração junto com a equipe do Banco de Leite.

No Pará, município de Bragança, a equipe do Banco de Leite Humano Maria Eunice Begot, preparou, para comemorar a Semana de Doação de Leite Materno, o evento "Coleta Itinerante", de 18 a 21 de maio.

O objetivo é conscientizar a população dos municípios de Bragança, Augusto Correa e Tracuateua sobre a importância do ato de doar leite materno excedente aos bebês que precisam dele para garantir suas vidas. Será uma busca da mulher-mãe doadora em sua localidade. Haverá divulgação nos meios de comunicação (rádio, TV, carro som, folhetos, etc...), distribuição de folders da campanha e coleta itinerante nos municípios, em parceria com as Secretarias de Saúde. A equipe estará no município Augusto Correa, no dia 18 de maio, em Bragança, dia 19, em Tracuateua, dia  20 e em Bacuriteua, no dia 21. Sempre de 08:00h as 12:00h.

Na Paraíba, a equipe do Banco de Leite Humano Anita Cabral participou de eventos e divulgou a doação de leite humano. No dia 14 de maio, as enfermeiras Rejane Ciriaco e Michelle Rocha, participaram da Semana de Enfermagem da FESVIP com a palestra "Capacitação em Aleitamento Materno e Doação de Leite Humano". As enfermeiras encontraram um grupo de alunos participativos e classificaram o evento como muito proveitoso.

No dia 16 de maio, o BLH Anita Cabral, participou da "Ação Voluntária" da Fundação Bradesco no bairro Valentina, em João Pessoa. Foi um momento para divulgar os serviços oferecidos à população e captar novas doadoras.


Em Santa Catarina, são 13 bancos de leite e 4 postos de coleta. No ano de 2014, eles realizaram 8.845 visitas domiciliares e fizeram 72.998 atendimentos a mulheres catarinenses, das quais 4.992 foram doadoras de 8.156 litros de leite humano, que beneficiaram 6.298 recém-nascidos doentes ou prematuros. O mais novo banco de leite em funcionamento no estado é da cidade de Curitibanos, no Hospital Hélio Anjos Ortiz.

Desde 2013, o Estado de Santa Catarina tem uma Semana Estadual de Doação de Leite Humano, a ser realizada anualmente na semana do dia 19 de maio. Ela foi criada pela lei n.º 15.952 de 7 de janeiro de 2013, que visa sensibilizar a população, diante da crescente demanda por leite humano, para garantir sobrevivência de bebês internados em UTI neonatais, cujas mães não conseguem suprir as necessidades dos filhos. Neste ano, a Secretaria de Estado da Saúde colocou um banner comemorativo no site, e que também está sendo usado no Facebook e outras redes sociais da SES-SC.

Consulte: https://www.facebook.com/saudepublicasc/photos/a.395737537121940.104154.394949217200772/1061165240579163/?type=1&theater

Ainda em Santa Catarina, no município de Joinville, a Maternidade Darcy Vargas comemorou a data fazendo uma reunião para homenagear as mães doadoras de leite, pois pelo seu gesto altruísta, essas mulheres devem ser valorizadas, e acolhidas com dignidade e respeito.

No Espírito Santo, no município de Serra, o BLH e a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do Hospital Dr. Dório Silva, comemoraram a Semana Estadual de Doação de Leite Materno. As doadoras domiciliares foram homenageadas por ocasião das visitas para a coleta de leite materno doado, todas receberam um “Diploma de Doadora e Mãe Especial” e um brinde com a logomarca da nossa campanha 2015.

No dia 21 de maio, no período da manhã, nas dependências do hospital, aconteceu um encontro das mães e familiares dos pacientes da UTIN, com vários membros da equipe de profissionais multidisciplinar, com a diretoria do hospital e com a doadora Sra. Juliane Ferreira Machado, representando todas as demais doadoras domiciliares externas não exclusivas. Esta doadora e todas as mães dos pacientes da UTIN, que estavam presentes, receberam diploma e brindes com a “logomarca” da nossa campanha 2015, além de participarem de sorteios de produtos da Mary Kay. Neste evento foram apresentados os temas: “Importância do Aleitamento Materno” e “O Serviço do Banco de Leite Humano”. No encerramento do evento todos participaram de um lanche e se confraternizaram.

Mais no Espírito Santo: no dia 20 de maio, em Vitória, a equipe do Banco de Leite Humano do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória, em comemoração a Semana Mundial de Doação de Leite Humano, preparou uma pequena homenagem para as doadoras através de um singelo certificado e o eterno agradecimento pelo ato de amor e carinho representados através da doação de leite humano. Além da Equipe BLH, o evento contou ainda com a participação da equipe Materno-Infantil e a presença da Gerente de Enfermagem enfermeira Fabiana Rosa Neves Smiderle.

Mais na Paraíba: a Semana de Doação de Leite Materno foi comemorada no período de 18 a 22 de maio.
A abertura foi no dia 18, na Maternidade Frei Damião, com participação de representantes: doadora, Suênia e sua filha, Heloísa, e receptor, o bebê Davi e sua mãe Samara. Essa experiência foi incrível para todos.

No dia 21, as enfermeiras do Centro de Referência Estadual, BLH Anita Cabral, Érika Beatriz e Rejane Ciriaco, visitaram uma unidade básica de saúde na cidade de Bayeux, região metropolitana de João Pessoa. Reuniram gestantes para uma conversa sobre amamentação e doação de leite materno. O encontro foi participativo.



Encerrando a Semana, no dia 22, o BLH Dra. Zilda Arn´s e o BLH Anita Cabral fizeram panfletagem nos sinais próximos ao Mercado Central, no centro de João Pessoa. Orientaram pedestres, motoristas e passageiros sobre a importância da doação do Leite Humano.

Durante a Semana, para divulgar a doação de leite humano, a coordenadora do BLH Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, participou ao vivo do programa ‘Bom dia PB’, da TV Cabo Branco e do programa ‘Jornal Estadual’, da Rádio Tabajara. No dia 25 de maio, haverá inauguração do Posto de Coleta do Hospital Regional de Mamanguape.

Em São Paulo, o BLH Marineuza Nunes de Souza, no município de Botucatu, no dia 21 de maio comemorou o Dia de Doação de Leite Humano.

A comemoração, realizada no Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), contou com a participação das 20 atuais doadoras de leite do Banco de Leite Humano e seus filhos. Assim como, com a equipe da Associação da Mulher da Unimed (AMU) de Botucatu, representantes do Rotary e a imprensa local.

Durante o evento foram feitas sessões de fotos e a massagem para bebês - “Shantala”, conduzida pela massoterapeuta Carolina Jorge dos Santos. Todas as mães foram homenageadas com uma sacola cheia de lembranças, além de um vaso de flores, e em especial, um porta retrato com uma das fotos revelada. A equipe do Banco de Leite homenageou também o Setor de Transporte do Hospital, que colabora na coleta de leite domiciliar. Confeccionaram uma cesta com vários lanchinhos e um cartão, que foi entregue no setor.


 

Também no Espírito Santo, o BLH do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes, em Vitória, comemorou a Doação de Leite Humano com homenagens às doadoras de leite materno. O objetivo da equipe do BLH foi  reconhecer o gesto nobre dessas mulheres e sensibilizar novas doadoras.

 

No Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, o BLH da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia comemorou, no dia 19 de maio, a Doação de Leite Humano. Realizaram uma ação onde algumas doadoras e mães cujos bebês receberam leite do BLH, fizessem um depoimento sobre o ato de doar e receber o leite doado.


Houve homenagem aos Bombeiros e voluntários do Rotary que apoiam no transporte de leite materno do domicílio das doadoras, assim como, às funcionárias que trabalham no BLH. Todos receberam uma foto impressa como lembrança da data.

Além disso, até o momento, profissionais do BLH participaram de quatro entrevistas na mídia escrita e televisionada local, informando e orientando sobre a Doação de Leite Humano. 


Em Minas Gerais, no município de Viçosa, a Doação de Leite Humano foi comemorada em junho. No último dia 20 de junho em Viçosa/MG, o Banco de Leite do Hospital São Sebastião realizou uma Campanha de Incentivo ao aleitamento materno e doação de leite humano.

Na ocasião, foram distribuídos folders explicativos para gestantes e mães que estão amamentando, sobre a importância do aleitamento materno e as diversas formas de ajudar ao banco de leite, como com a doação de leite humano e frascos de vidro para seu acondicionamento.

Já para as crianças, foi preparada uma programação musical com o grupo Musicart da Universidade Federal de Viçosa, contação de histórias e desenhos. Além disso, ocorreu um desfile de crianças amamentadas ao seio até o 6º mês de vida, para despertar a comunidade viçosense sobre a importância do leite materno no desenvolvimento saudável dos bebês.


Marcaram presença neste dia a administração do Hospital São Sebastião e muitos funcionários, além de patrocinadores e apoiadores como o Rotary Club de Viçosa. A nutricionista coordenadora do BLH, Rafaela Mara Silva Fonseca, espera com esta ação contribuir para o aumento dos índices de aleitamento materno em Viçosa e região, bem como aumentar o estoque de leite humano do Banco de Leite, que alimenta recém nascidos prematuros da UTI Neonatal.

 

19/05/20