Em Joinville, Maternidade Darcy Vargas celebra o Dia Mundial da Prematuridade

Publicado em 02/12/2013 00h:00min.

Todos os anos, 1,1 milhões de bebês morrem por causa da prematuridade, e muitos sobreviventes desenvolvem seqüelas. Em todo o mundo, 15 milhões de bebês nascem prematuros (gestação <37 semanas), e há duas décadas estas taxas são crescentes em quase todos os países com dados confiáveis.

O estudo brasileiro “Prematuridade e suas possíveis causas”, apresentado em agosto/2013, mostrou prevalência de partos prematuros de 11,7%, colocando o Brasil no mesmo patamar de países de baixa renda. A prematuridade é a principal causa de morte de crianças no primeiro mês de vida, segundo dados do Ministério da Saúde.

O alimento de escolha para os prematuros é o leite de sua própria mãe, mas muitas vezes ele não está disponível. Dessa forma, o leite ordenhado e processado em Bancos de Leite Humano, e que mantém muitos dos fatores de proteção, é a outra excelente opção.

Para comemorar o Dia Mundial da Prematuridade, que aconteceu em 17 de novembro, a equipe da unidade neonatal da Maternidade Darcy Vargas, de Joinville (SC), sob coordenação da Dra. Scheila Siebneicher, prepararou uma programação especial. No dia 18 de novembro, no período matutino, aconteceu uma palestra motivacional para os funcionários do setor, ministrada pela terapeuta ocupacional Rose C. Grams, e intitulada “Por que algumas pessoas são mais felizes que outras?”. No período vespertino, houve o reencontro de mães e seus filhos prematuros egressos da unidade neonatal com seus cuidadores no hospital. Foram desenvolvidas atividades lúdicas, apresentação de palhaços e contadores de histórias, distribuição de livros infantis e de um saboroso lanche.

O Banco de Leite Humano da Maternidade Darcy Vargas está orgulhoso da fazer parte desta história.