O Núcleo de Saúde do Trabalhador da Coordenação de Saúde do Trabalhador (Nust/CST/Cogepe) conta agora com uma sala exclusiva de apoio à amamentação para as trabalhadoras da Fiocruz. O espaço – que conta com um freezer, poltrona e pia – é destinado às mulheres que amamentam e desejam, de forma segura, retirar seu leite e levá-lo para seu filho após a jornada de trabalho. Cabe frisar que o leite precisa ser coletado em potes de vidro com tampa de plástico que devem ser levados pelas usuárias e serem esterilizados antes do armazenamento. O Nust fornece máscara e gorro, que são recomendados para o momento da ordenha.
A sala de coleta funciona no horário de 8h as 17h e está localizada no prédio da CST (Pavilhão Carlos Augusto da Silva, ao lado da Asfoc-SN). Para usá-la basta a trabalhadora se dirigir à portaria lateral do prédio, se identificar na recepção e preencher um cadastro com dados como: nome, telefone e unidade. Após o preenchimento, ela irá receber a chave da sala. A equipe de Enfermagem do Nust ressalta que o leite coletado é para uso exclusivo do filho da trabalhadora que ordenhou. Sendo assim, ela precisa levá-lo para casa ao término do expediente.
As servidoras da CST Isis Santos e Michelle Caldas conduzem atividades voltadas para gestantes e lactantes e a iniciativa é parte desse projeto, intitulado Vivenciando a maternidade no trabalho. A Fiocruz conta agora com duas salas de apoio à amamentação dentro do Campus Manguinhos, a primeira, localizada na Ensp, foi inaugurada em 2013 e conta com apoio e suporte profissionais para esclarecimento de dúvidas ou problemas relacionados à amamentação.
Para mais informações sobre amamentação na volta ao trabalho, clique aqui.
Extraído de: