Cooperação Angola e Brasil em vários domínios da Saúde com destaque para formação de quadros

Publicado em 14/11/2023 09h:31min.

A cooperação Brasil e Angola visa fortalecer as relações entre os dois países no domínio da saúde, a partir dos recentes acordos assinados na visita do Presidente Luís Inácio da Silva em agosto. O reforço das relações bilaterais entre a República da Angola  e o Brasil no setor da saúde, está direcionada na formação de profissionais. Angola visa expandir seus serviços de bancos de leite humano e tratamento de câncer. 

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano tem como missão promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, e, alinhados a essa perspectiva, os técnicos angolanos iniciaram a capacitação no sistema de informação para bancos de leite humano. Em sua fala, a Dra. Mariana Simões da Secretária Executiva da rBLH-BR, explicou como irá funcionar o sistema de informação da rede de bancos de leite humano.

O Sistema de Informação da rBLH, possibilitará ao BLH Lucrécia Paim monitorar todas as suas informações, tanto assistenciais quanto de produção, que perpassam desde o volume de leite materno doado, o número de doadoras, o atendimento às mulheres tanto de forma individual quanto em grupo, assim como as análises de controle e qualidade do leite humano processado. 

Atualmente o Banco de Leite Humano Lucrécia Paim tem a capacidade de armazenar 100 L de leite, sendo que o mesmo se encontra com o estoque reduzido e tem apenas contado com a doação das doadoras internas do hospital.  De acordo com Mônica Pontes que relatou a importância de cada ml de leite, principalmente para os bebês prematuros da maternidade. 

Clique aqui e assista na íntegra toda a reportagem.