Conheça projetos do BLH da MDER/Piauí - 2009

Publicado em 24/08/2009 00h:00min.

Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa/PI implanta programa de educação permanente no contexto da promoção do aleitamento materno na instituição

Como resultado, as mulheres-mães usuárias da maternidade participam de atividades que visam atenuar o estresse do ambiente hospitalar.

A Maternidade Dona Evangelina Rosa ao ser reconhecida como Hospital Amigo da Criança tornou-se referência em amamentação no Piauí tendo como missão tornar o aleitamento materno uma prática universal, contribuindo significativamente para a saúde e bem estar dos bebês e suas mães.

A equipe do Banco de Leite Humano sabe que o sucesso da amamentação depende em grande parte, do apoio dos profissionais de saúde às mulheres que estão em processo de lactação. Para estas mães é fundamental que os profissionais estejam atualizados em seus conhecimentos e condutas para desenvolverem as ações de promoção, proteção e apoio a amamentação.

Assim a educação permanente das equipes de saúde materno- infantil, contribuem para uma atenção de qualidade no apoio à mulher que amamenta. Desta forma, o Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa propôs a normatização de atividades educativas envolvendo equipe multiprofissional do quadro da instituição, estudantes e residentes, partindo do princípio da implantação de programa de educação permanente na instituição, com o objetivo de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno junto às equipes que lidam com a dupla mãe-bebê assistidos na Maternidade Dona Evangelina Rosa.

No programa de educação permanente são desenvolvidos curso de sensibilização, oficina e treinamento em serviço. A primeira sensibilização foi realizada em março deste ano, envolvendo principalmente funcionários, residentes e estudantes dos cursos de medicina e enfermagem.

Durante a sensibilização, foi solicitado aos participantes que desenvolvessem projetos de atividades educativas a serem realizados junto às usuárias visando a prática do aleitamento materno exclusivo.

Assim nasceram, de imediato, dois projetos iniciados em maio de 2009.