Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil Nordeste-Amazônia Legal
O que é?
É parte de um amplo compromisso do Governo Federal com Estados e Municípios da Região para acelerar a redução das desigualdades regionais.
O Compromisso visa construir uma estratégia com Governadores do Nordeste e Amazônia Legal para acelerar o enfrentamento dos seguintes desafios:
-
Redução do Analfabetismo
-
Redução da Mortalidade Infantil
-
Erradicação do Sub-registro civil
-
Fortalecimento da Agricultura Familiar
O Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil Nordeste-Amazônia Legal tem como proposta a redução da mortalidade infantil (crianças menores de um ano de idade) em, no mínimo, 5% ao ano, especialmente o componente neonatal (até 27 dias de nascido), nos anos de 2009 e 2010.
Nos estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e da Amazônia Legal (Amapá, Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins) foram selecionadas 250 municípios onde ocorreram mais de 50% dos óbitos infantis de 2000 a 2007, onde estará o foco das ações.
Entre as metas do Pacto está a ampliação da Rede de Bancos de Leite Humano.
Saiba muito mais sobre o Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil Nordeste-Amazônia Legal, acessando o site do Ministério da Saúde ou clique aqui.