A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, criada em 1998 por iniciativa conjunta do Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz, está iniciando o ano de 2013 com 212 Bancos de Leite Humano e 114 Postos de Coleta cadastrados e desenvolvendo ações que contribuem para redução da mortalidade infantil.
O ano de 1998 marcou a consolidação da Rede Brasileira, mas o projeto resultou de um processo histórico caracterizado pela busca da qualidade associada à experiência e conhecimentos acumulados pelo Banco de Leite do Instituto Fernandes Figueira.
Foi em 1943, com a implantação da primeira estrutura operacional de um Banco de Leite Humano no Brasil, que teve início uma história onde o Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (BLH-IFF/FIOCRUZ), tem sido personagem importante.
Seu nascimento foi em uma época onde a regra era o desmame em prol da utilização dos produtos industrializados e a amamentação ocorria como exceção. Com a proposta de ser “leiteria humana”, sendo modelo para a criação de outras unidades em todo o País.
Quando a política nacional buscava reverter o alto nível de desmame precoce, em 1985, o BLH-IFF/FIOCRUZ desenvolveu um “novo modelo” operacional, rompendo o paradigma criado em 1943 e transformando Banco de Leite Humano em unidade a serviço da amamentação.
Mais uma vez o BLH-IFF/FIOCRUZ teve seu modelo replicado e desde então, tem sido central ao funcionamento dos Bancos de Leite Humano do Brasil. Assumiu o papel de pólo de produção, absorção e difusão do conhecimento na sua área de atuação. Sempre considerando os diferentes níveis de necessidades das outras unidades. Movimento que progressivamente construiu a Rede Brasileira de Banco de Leite Humano.
Desde o rompimento com o paradigma fundado em 1943, que a operacionalização de Banco de Leite Humano e a política nacional de promoção, proteção e apoio a amamentação são fundamentadas em pesquisas e estudos. Resultando em livros, teses, dissertações e monografias em torno dos temas: Aleitamento Materno, Leite Humano e Banco de Leite Humano.
Em busca de informação cientifica e tecnológica para dar sustentação aos seus procedimentos, os Bancos de Leite Humano do Brasil traçam linhas, firmam elos e constroem a concepção de trabalho em rede. Um verdadeiro tecido vem sendo costurado pelo conhecimento a partir de 1985. E hoje já atravessou as fronteiras brasileiras e caminha por 23 países da região iberoamericana, criando a Rede de Bancos de Leite Humano.
Siga a LINHA do TEMPO e conheça fatos que controem a história da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.
08/02/2013