Representantes do setor saúde e de proteção social dos governos e da sociedade civil de países Iberoamericanos e do Continente Africano participaram de grupo de trabalho no V Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano/ I Congresso Iberoamericano de Bancos de Leite Humano/ I Fórum de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano, realizado no período de 27 a 30 de setembro de 2010, em Brasília. O produto final do trabalho foi a Carta de Brasília 2010, assinada no dia 30 durante a Solenidade de Encerramento do evento. Esse documento resgata os compromissos da Carta de Brasília 2005 e assume estratégias para continuidade do trabalho.
“Em 2005, a assinatura da primeira Carta de Brasília, durante o IV Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano, formalizou o compromisso internacional na área. Hoje, concluímos parte desta etapa e seguimos adiante para enfrentar os desafios que ainda se impõem”.
“A Carta de Brasília 2010 concentra os esforços internacionais para o enfrentamento da mortalidade infantil e aponta as estratégias para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até 2015, conforme estabelecido pela ONU”.
João Aprígio Guerra de Almeida,
Coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano
Secretário Executivo do Programa IberBLH.