Conheça a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano

O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (18), em Brasília, a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano. Com o tema “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho. Doe leite materno”, a ação busca informar, conscientizar e incentivar mulheres que amamentam sobre a doação de leite humano e seu impacto na vida dos recém-nascidos de baixo peso e prematuros.

A meta do Ministério da Saúde para 2023 é ampliar as doações de leite humano para atender a, pelo menos, 60% da demanda, o equivalente a uma coleta aproximada de 245,7 mil litros. No ano passado, 197 mil mulheres doaram leite no Brasil; um volume total de 234 mil litros coletados. Com isso, após o processamento do leite doado, 222 mil recém-nascidos foram beneficiados.

O lançamento da campanha nacional, realizado pela coordenadora de Atenção da saúde da Criança e do Adolescente, Sônia Venâncio, marca também a celebração do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorada no dia 19 de maio. Estiveram presentes o coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, João Aprigio Guerra de Almeida; a representante do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria, Vanessa Macedo; a diretora-geral do Hospital Materno-Infantil de Brasília, Marina da Silveira; a representante do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), Stephanie Amaral; a representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) no Brasil, Socorro Gross; e o Secretário de Atenção Primária à saúde, do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes. 

Clique aqui e assista na íntegra a campanha de lançamento.