Conferência Banco de Leite Humano na Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP NOVA

Publicado em 05/04/2023 13h:53min.

Em 03 de abril deste ano, a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-NOVA), Portugal, realizou, a “Conferência Banco de Leite Humano”. O evento teve por objetivo promover o investimento na formação qualificada dos profissionais de saúde sobre os cuidados ao recém-nascido de risco e vai ao encontro do reconhecimento internacional do impacto da Rede de Bancos de Leite Humano da CPLP na redução da mortalidade neonatal e no cuidado às mães que necessitam de atenção diferenciada.

O evento híbrido contou com a presença do coordenador da rBLH, João Aprígio Guerra de Almeida. “Estar na Escola e falar nesse tema, para nós, é uma oportunidade muito importante porque são 38 anos de construção de rBLH-BR e da Cooperação Internacional; e é exatamente a intercessão entre os serviços de saúde e a academia que permite isso”.

Para a diretora da ENSP-NOVA, Sónia Dias, o evento caminha na direção de promover a melhoria efetiva na saúde das populações; e a Academia, enquanto instituição produtora de conhecimento, contribui à promoção da saúde. Em sua fala de abertura, a diretora ressaltou o compromisso da Escola com a sustentabilidade, as gerações futuras e a redução da mortalidade neonatal. “É sabido que os BLHs têm um importante papel, muito relevante, na promoção, proteção e apoio à amamentação”, disse.

O evento iniciou com a Conferência do Dr João Aprígio, que destacou o trabalho de garantia da qualidade e atenção à necessidade nutricional de cada recém-nascido e as diversas características e especificidades oferecidas pelo leite humano. “Ao identificar o que cada gotinha tem de diferente da outra, eu posso atender de forma diferente a cada recém-nascido”, em sua apresentação Bancos de Leite Humano: uma estratégia de segurança alimentar e nutricional na materno-infantil.

A segunda parte da conferência reuniu especialistas nas áreas da saúde da mulher e da criança que, de acordo com a professora e pesquisadora da ENSP-NOVA e moderadora do painel, Isabel Loureiro, “têm dedicado esforço à promoção do aleitamento materno no País”.

Participaram o primeiro BLH de Portugal, localizado na Maternidade Alfredo da Costa, representado pela neonatologista Sara Brito; o BLH do Norte, aberto a seis meses no Centro Hospitalar Universitário de São João, representado pela neonatologista Susana Pissara. Após as apresentações, foi aberto um debate com o público

O evento também contou com a participação da enfermeira Bárbara Menezes, da Direção Geral da Saúde / Divisão da Saúde Materno-Infantil; e da doadora Isabel Pessoa Mendes.

A conferência está disponível no canal do YouTube da rBLH-BR, https://www.youtube.com/watch?v=_BA3W1-fhSc