Comemorando com Encontro de Doadoras e Receptores em São Paulo

Publicado em 09/10/2009 00h:00min.

O Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, Centro de Referência em BLH para região Metropolitana e Grande São Paulo, desde 2003 tem realizado atividades com a comunidade regional e doadoras.

No ano de 2003, sensibilizaram as puérperas e nutrizes internadas no Alojamento Conjunto e Unidade Neonatal. Em 2004, sensibilizaram a população do bairro com um plantão no Largo São José do Belém em frente a Igreja, com divulgação na imprensa local. De 2005 a 2008, foi realizado encontro das doadoras contendo o passo a passo, do cadastro da doadora até o recebimento do leite pelo bebê. 

Neste ano de 2009, com o intuito de esclarecer e sensibilizar as nutrizes que tem leite excedente a se tornarem doadoras e em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano, o Banco de Leite Humano reuniu doadoras e receptores no VI Encontro de Doadoras e Receptores da Unidade Neonatal do HMLMB.

Enquanto recepcionamos as participantes elas assistiam o vídeo institucional do Banco de Leite Humano.

Na abertura o Diretor do Hospital Dr. Corintio Mariani Neto, deu as boas vindas e agradeceu a solidariedade das doadoras, em seguida a Diretora da Neonatologia, Dra. Margarete Zonzini Maximo de Carvalho, agradeceu em nome dos prematuros cada gota doada.

 

A Coordenadora do Método Mãe Canguru, Dra. Maria de Lourdes Brandão Fernandes, comentou sobre o método junto com as nutrizes participantes do Alojamento Canguru com seus respectivos bebês e a Dra. Maria José Guardia Mattar, Coordenadora do Banco de Leite Humano, agradeceu todo leite doado, enfatizando o quanto elas contribuíram para salvar vidas.

No evento estavam presentes 20 doadoras externas, 04 doadoras exclusivas, sendo uma de trigemelar e mães de receptores da UTI Neonatal e do Método Mãe Canguru.

Foi uma confraternização padronizada pelo CEMAT, com depoimentos de doadoras, sendo entregue um certificado de solidariedade a todas as participantes e brindes doados pelo Grupo de Voluntárias (VOMAT) e Grêmio do Hospital.

Foram homenageadas:

- As doadoras que doaram maior volume e maior tempo – Jussara Moreira B. da Silva - mãe de Arthur, que doou por 10 meses um volume de 107,5 litros;

- A doadora mais jovem – Maria Gabriela dos Santos, com 17 anos – mãe de Eduardo de 02 meses, que doou até o momento 17,5 litros;

- A doadora de maior idade – Maria Ana dos Santos, de 33 anos – mãe da Yasmin de 1 ano e 06 meses, que doou 68 litros durante 04 meses.

No final houve um sorteio de 03 enxovais doados pela VOMAT, entre as mães dos bebês prematuros, sendo agraciadas, do Alojamento Canguru, Djanira Damásio de Vasconcelos (peso 1.235g) e Elisangela Pereira da Silva (peso 1.905g ) e da UTI Neonatal a mãe de trigemelar, Luciana Pereira da Silva  (715g, 840g e 930g).

Ao término foi servido um lanche com pães, bolos, doces, sucos e refrigerantes e as doadoras que mostraram interesse visitaram o Banco de Leite Humano.

Este evento foi divulgado no site da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.