Comemoração do Dia de Doação de Leite Humano 2014

Publicado em 23/05/2014 00h:00min.

Maio – Comemorações nos Bancos de Leite e Postos de Coleta!

Os Bancos de Leite e Postos de Coleta de Leite Humano comemoram no mês de maio a ‘Doação de Leite Humano’ e o ‘Dia das Mães’. Em todos os momentos as Doadoras de Leite Humano são homenageadas.

"Doação de Leite é Coisa de Mãe..."

No dia 22 de maio, foi celebrada a 'Doação de Leite Humano'. O evento aconteceu no Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo por webconferência.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, lançou a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano de 2014. Parabenizou todos os profissionais que atuam na doação de leite humano. “É uma imensa satisfação estar aqui no IFF e saber que a Isabela e tantos outros bebês receberam essa dádiva que é a doação de leite humano. Essas crianças ganharam vida e força para o crescimento saudável”, afirmou o ministro. Chioro, que recentemente regressou de Genebra, onde participou de reunião na Organização Mundial de Saúde (OMS), disse que ouviu numerosos elogios de pesquisadores e autoridades estrangeiras à atuação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, recebeu a premiação do Distrito Federal, por ser a primeira unidade da Federação a conquistar a autossuficência em leite humano. Também participaram da cerimônia o diretor-adjunto da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ministro João Tabajara, o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha e o diretor do IFF, Carlos Maciel, além da equipe do BLH do Instituto Fernandes Figueira.

Quando você doa leite materno, doa vida para o bebê e força para a mãe.

Estavam presentes e recebem homenagem as duas madrinhas da campanha, a nutricionista e doadora de leite humano Andréa Santa Rosa e a estudante Rany Souza, com sua filha Isabela que recebeu leite humano do BLH-IFF.

No evento foi anunciado o Prêmio Jovem Pesquisador da Rede BLH que tem como objetivo incentivar estudantes universitários ou graduados, com até dez anos de formação, para o envio de trabalhos que poderão contribuir no fortalecimento das ações.


- No Espírito Santo, o BLH do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes homenageou às mães e doadoras. Na ocasião foram entrevistadas três mulheres-mães: duas doadoras e uma que por trabalhar fora do lar utiliza o BLH para estocar seu leite. E ainda uma mulher-mãe de bebe receptor de leite humano do BLH.


- Em Colatina/ES, no dia 29 de abril, o Hospital Maternidade São José, recebeu em suas instalações a visita de mais um grupo de gestantes do município vizinho, Marilândia. O Hospital possui uma equipe multidisciplinar que através de várias atividades aborda temas importantes sobre gestação, parto e puerpério. O Banco de Leite Humano Madre Gertrudes de São José participou da programação com ações de promoção e proteção ao aleitamento materno e sobre cuidados gerais com o bebê.


Mais no Espírito Santo... O BLH do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, realizou diversas ações durante a Semana Estadual de Doação de Leite Humano. No dia 21 de maio, houve 'Café da Manhã Especial' para as doadoras de leite materno, sendo realizada uma roda de conversa com a participação da nutricionista Patrícia Casagrande. Na ocasião foi entregue para cada uma das doadoras um certificado de agradecimento pelas doações realizadas e um presente personalizado como forma de homenagem.

Na quinta-feira, dia 22, a realização da rota para captação de leite materno também entregou às doadora o certificado de agradecimento pelas doações e o presente personalizado.

No dia 23 de maio foi realizada 'Palestra sobre Amamentação', para as puérperas internadas na Maternidade do Hospital da Santa Casa e para os pais dos recém-nascidos, reforçando a importância do apoio à amamentação. Houve também divulgação das ações do Banco de Leite do Hospital, com entrega de folder explicativo e lembrancinha personalizada para os participantes.

 

No município de Serra, no Espírito Santo, o Banco de Leite Humano do Hospital Dr. Dório Silva, comemorou a Semana Estadual de Doação de Leite Materno com várias atividades realizadas no período de 20 a 29 de maio de 2014 

Veja aqui em pdf.

Veja aqui comemorações da Rede Capixaba - BLH do Espírito Santo - em pdf .


- No Rio Grande do Norte, houve, no dia 10 de maio, ‘Caminhada da Mãe Potiguar’ comemorando o dia das mães e a Semana Estadual de Doação de Leite Humano, com presença da Governadora, Rosalba Ciarlini, Comandante do CBM, Cel. Elizeo Dantas, Secretário Estadual de Saúde, Secretário de Defesa Social, Coordenadores dos BLH, representante da VISA/RN, que se somaram a um público de aproximadamente 1800 pessoas, saindo do CBM para o Parque das Dunas. Tendo como taxa de inscrição 04 frascos de vidro, o BLH da Maternidade Januário Cicco arrecadou 1.300 frascos para armazenamento do leite humano.

Foram homenageadas as Doadoras que mais doaram leite materno em 2013 nos Bancos de Leite da Maternidade Escola Januário Cicco, do Hospital Santa Catarina, do Hospital da Polícia e do Hospital Divino Amor. Os Bancos de Leite condecoraram os bombeiros que fazem a coleta nas residências das doadoras. Participaram do evento, academia de ginástica, universidades privadas, sorveteria, água mineral, NET, etc...  
 
 

No dia 19 de maio foi realizado Seminário ‘Desafios no Manejo da Amamentação’, voltado para profissionais que atuam na área. No município de Mossoró/RN, profissionais do Banco de Leite local realizaram ‘Blitz de Aleitamento Materno’, promovendo a doação de leite humano e o aleitamento materno.

Para ver as fotos dos eventos, clique aqui


- No município de Mossoró/RN, profissionais do Banco de Leite local realizaram ‘Blitz de Aleitamento Materno’, promovendo a doação de leite humano e o aleitamento materno.

 

- No Rio Grande do Sul, o BLH do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas prestou homenagem as suas funcionárias que doaram leite, entregando uma Menção Honrosa a estas doadoras. Lembrando que o banco de leite do HMIPV aceita doação de vidros com tampa plástica para coleta de leite e recebe doações de leite humano mães que estejam amamentando. Interessadas podem entrar em contato com este BLH pelo o telefone 3289-3334.

  
 


Também no Rio Grande do Sul...  O BLH da Santa Casa de Porto Alegre, Centro de Referência do Rio Grande do Sul, homenageou as mães doadoras. Todas receberam certificado e flores, agradecendo o gesto de doação de leite. O evento ocorreu no Serviço de Nutrição da Santa Casa de Porto Alegre, no dia 20 de Maio.

 


- O Distrito Federal, iniciou no dia 16 de maio a mobilização de 2014 para a Doação de Leite Materno. A cada dia, a programação terá sede em um dos Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta vinculados ao Governo do Distrito Federal e terminará em 26 de maio. A Secretaria de Saúde do DF produziu materiais para a Campanha de Doação de Leite Humano – 2014.

 Clique aqui e veja uma produção do Sr. Zezinho, do Rotary Club de Taguatinga Norte .


- Alagoas está comemorando a ‘Semana Estadual de Doação de Leite Humano’ realizando vários eventos do dia 19 ao dia 23 de maio.


- Em Santa Catarina, no último dia 19 de maio, a Maternidade Darcy Vargas, de Joinville (SC), realizou a comemoração do Dia Mundial de Doação de Leite Humano. Para celebrar este dia, a equipe do Banco de Leite, com apoio da direção e de vários setores da instituição, organizou uma tarde festiva, como homenagem às doadoras de leite humano. O objetivo da confraternização era agradecer a estas mulheres solidárias, por seu gesto, seu tempo, e sua dedicação na coleta do leite, que é utilizado na alimentação de recém-nascidos doentes, prematuros ou de baixo peso internados na unidade neonatal.

Houve apresentação de vídeo, seguida de um lanche e distribuição de brindes. As funcionárias do Banco de Leite, habilidosas também em artesanato, prepararam, com carinho, uma lembrança para cada doadora. Além dos funcionários da maternidade, doadoras e seus familiares, estiveram presentes algumas mães de prematuros e o deputado Nilson Gonçalves, autor do projeto de lei que instituiu a Semana Estadual de Doação de Leite Humano, no Estado de Santa Catarina, em 2013.

Para divulgação do evento, foram realizadas reportagens na TV e rádio divulgando o tema doação de leite humano, e entrevista ao Programa /Ver Mais/ da Rede RIC Record de Joinville.

  


- Em Goiás, a 'Doação de Leite Humano' foi comemorada no dia 22 de maio. Nesse dia foi entregue a viatura do Corpo de Bombeiros, parceiros na busca domiciliar do leite humano doado. No evento o Hino Nacional foi executado pela Banda de Música do Corpo de Bombeiros. Foram realizadas atividades variadas: visita a UTI Neonatal, distribuição de brindes, shantalla (massagem nos bebes), maquiagem nas doadoras, café da manhã e pula-pula para as crianças maiores. Para completar houve aferição de pressão arterial por farmacêuticos do CRF-GO. A festa lotou! Foi emocionante, com lagrimas e risos. 

 


- No Rio de Janeiro, o BLH do Instituto Fernandes Figueira, Centro de Referência Nacional, participou do evento comemorativo do Dia de Doação de Leite Humano, com a presença do Ministro da Saúde e do Governador do Distrito Federal entre outras autoridades. Para homenagear as doadoras, a equipe do Banco de Leite ofereceu a cada uma um cartão de agradecimento.


- Na Paraíba, o BLH Anita Cabral, Centro de Referência da Paraíba, comemorou a 2ª edição da Semana Estadual de Doação Materno na Paraíba. A equipe do Banco de Leite avaliou que a campanha desse ano foi muito positiva para aumentar a captação de doadoras de leite humano. Em uma semana houve captação de equivalente ao período mensal. Nas comemorações de 2014 foram priorizadas ações nas instituições de ensino superior da capital, nos cursos de saúde.

 


- Em Minas Gerais, o Centro de Referência, BLH da Maternidade Odete Valadares, na capital Belo Horizonte, comemorou o Dia Mundial de Doação de Leite Humano em parceria com o Comitê Interinstitucional de Aleitamento Materno do Estado, além de contar com a participação do BLH Maria Augusta Resende Barbosa, de Betim.

Houve a apresentação do Coral Aberto para as mães internas, acompanhantes e servidores, além da presença contagiante da “Mãe Gotinha” (pedagoga Vânia Lima), que trouxe muita alegria ao corpo clínico e pacientes. Na oportunidade, foi reafirmado a importância das doações de leite humano como fonte de sobrevivência para os bebês prematuros internados na própria maternidade e em outros municípios parceiros do BLH.

Durante toda a semana, houve a mobilização na mídia, sobre as comemorações da I Semana Estadual de Doação de Leite Humano, que foi comemorada do dia 19 a 25 de maio. Assim, Minas Gerais tem buscado intensificar a luta em prol do aleitamento materno e distribuição de leite humano com qualidade certificada! Também nos outros Bancos de Leite do Estado, houve várias iniciativas em alusão ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

 


- No Amazonas, de 19 a 23 de maio, o Governo do Amazonas realizou em vários pontos de Manaus uma programação voltada para estimular a prática da doação de leite humano. Com o tema “Amamentação, primeiros passos para vida saudável”, as equipes dos três Bancos de Leite Humano do Amazonas saíram às ruas para mobilizar a população sobre a importância do leite humano e para informar como doação pode salvar a vida de muitos bebês. Foram cerca de 500 profissionais envolvidos na sensibilização e na divulgação de como se tornar uma doadora.

A coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade Ana Braga, Elizabeth Hardman, explicou: “Muitas mães desconhecem que o leite que elas produzem pode ser crucial para outros bebês. Nada é tão rico para o recém-nascido do que o leite materno. Quando a mãe não pode amamentar, o Banco de Leite é acionado para fornecer o leite. E é esse trabalho que pretendemos que a população conheça e participe”.

  


- Na Bahia, O Centro de Referência, BLH do Hospital Geral Cleriston Andrade, comemorou no período de 5 a 10 de maio, o Dia das Mães. Houve palestras e distribuição de brindes. No dia 22 de maio, o Centro de Referência realizou uma visita técnica ao BLH do Hospital Inácia Pinto dos Santos.

 


- No Ceará, o Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Assis Chateaubriand - MEAC - entregou na manhã do dia 19 de maio de 2014, certificados às mães doadoras de leite humano em um gesto de agradecimento pela importante ajuda para os bebês da UTI Neonatal da maternidade.



- Em Pernambuco, a Rede Municipal de Saúde de Recife desenvolveu atividades para promover a doação de leite humano. Em todas Unidades de Saúde da Família - USF e nas três maternidades da rede municipal foi afixada faixa alusiva a Doação de Leite Humano.

  • Maternidade Prof. Bandeira Filho - Banco de Leite Humano: As atividades para a Semana Municipal de Doação de Leite Humano, foram programadas pelo BLH da Maternidade Prof. Bandeira Filho, que fica no Distrito Sanitário V, em Recife, em parceria com o Programa de Saúde na Escola (PSE), mais especificamente com as escolas e Unidades de Saúde da Família constantes do programa, como uma atividade piloto para os anos vindouros. A comemoração da Semana Municipal de Doação de Leite Humano aconteceu de forma simples com palestra de sensibilização para as puérperas e respectivos acompanhantes da Maternidade Prof. Bandeira Filho. Todos assistiram ao filme ‘Renascimento do Parto’ e receberam novo folder informativo confeccionado pela Sesau-PCR.
  • Maternidade Prof. Barros Lima: No dia 19 de maio foi realizada uma ação organizada pelo Posto de Coleta, dessa Unidade de Saúde, na qual foi apresentado o vídeo "Amamentação: muito mais do que alimentar a criança" para as mãe da EMA e gestantes do Pré-Natal. Foram coletados depoimentos de mães doadoras; feita uma ‘Fala Teatralizada’ sobre o tema; foi também dado início a campanha de coleta de frascos de vidros junto aos profissionais da maternidade. Tudo acompanhado de lanche coletivo. 

  • Maternidade Prof. Arnaldo Marques:

Na Maternidade houve palestra com enfermeiras dos PSFs do DS VI sobre a importância da doação de leite humano, técnica de ordenha, coleta e armazenamento do leite humano ordenhado em casa, além de divulgação do serviço de coleta de leite humano.


- Em São Paulo, o Banco de Leite Humano Enfermeiro Anália Ribeiro Heck ofereceu um café da manhã para as doadoras e a equipe, para agradecer as centenas de mulheres que se dispõem a doar seu leite para os Bancos de Leite e com isso colaborando para a sobrevivência saudável de muitas crianças.

Aproveitando a comemoração do “Dia Mundial de Doação de Leite Humano”, foi elaborada campanha de doação de leite humano com o objetivo de sensibilizar a população por meio da mídia.  A campanha foi realizada em parceria com uma empresa de publicidade: “LABCOM Comunicação Total”, que produziu gratuitamente todo o material e conseguiu patrocinadores para a divulgação.

Mãe doadora de leite humano, seu filho e um bebê prematuro receptor que esteve internado na UTI-Neonatal do Hospital das Clínicas – FMRP-USP, cederam suas imagens para a campanha. Em virtude da Copa do Mundo a Campanha de doação permanece e está sendo intensificada.

  


Mais em São Paulo...  

O Centro de Lactação - BLH de Campinas comemorou a Doação de Leite Humano com um evento realizado no dia 1º de outubro. Para a comemoração foram convidadas mulheres que doaram leite humano no período de outubro de 2013 a setembro de 2014. Participaram 27 doadoras com os seus filhos e familiares, tendo sido entregues certificados de doação e uma lembrança do Banco de Leite, que neste ano foi uma caneca personalizada (na frente o logo do BLH e atrás a mensagem: 'Doe Leite. Doe Vida' - Tel:(19)3306-6039. O brinde foi confeccionado com o apoio da Imunocamp Vacinas.

Duas mães de bebês prematuros (receptores de leite humano pasteurizado) foram convidadas para representar as mães dos receptores. Elas agradeceram pelo ato da doação. Logo em seguida, foi oferecida oportunidade para os participantes que desejassem contribuir com os seus depoimentos. Foi emocionante, pois grande parte das doadoras foram mulheres que apresentaram dificuldades no manejo da amamentação logo após o parto, e com orientações recebidas durante atendimento no Banco de Leite, amamentaram e tornaram-se doadoras. Houve também o depoimento de uma avó que não conseguiu amamentar seus dois filhos há mais de 30 anos e declarou "estar realizada com a experiência da filha de amamentar e doar a produção excedente". Ao final do evento, foi oferecido um coffee break com o apoio da Unimed Campinas.