No dia 7 de agosto do corrente ano foi comemorada a XVIII SMAM no Anfiteatro Prof. Leide Morais na Maternidade Escola Januário Cicco, Centro de Referência do Estado do Rio Grande do Norte.
A programação foi aberta com uma palestra AMAMENTAÇÃO EM TODOS OS MOMENTOS: MAIS SAÚDE, CARINHO E PROTEÇÃO, seguida da palestra PROJETO MÃE CANGURU para mães e funcionários.
Foi lançado um projeto de inclusão digital para mães da enfermaria mãe canguru, através do processo de educação e conhecimentos; com criação de um diário digital, compartilhando e incentivando a participação em pesquisas relacionadas as causas das doenças ali enfrentadas, dando a estas mulheres a oportunidade de interagir e trocar experiências com outras mães canguru do país.
A III EXPOSIÇÃO MÃE CANGURU foi realizada com o objetivo de mostrar e compartilhar a cultura das mães canguru no seu cotidiano. As mulheres-mãe que permanecem por longo tempo na enfermaria ficam expostas ao ambiente hospitalar no qual o nível de stress é perceptível, além do enfrentamento da doença, morte neonatal e afastamento dos familiares. No momento de envolvimento com a arte (pintura, música e leitura) é promovido a educação, socialização em grupo e individual.
Foram realizados: exposição de cartazes, trabalhos manuais, trabalhos escritos, teatro mamulengo e apresentação do coral da UFRN, regido pela professora Tércia.
Na programação externa foi ministrada palestra sobre ALEITAMENTO MATERNO E BANCO DE LEITE HUMANO para alunos de serviço social da FATERN/GAMA FILHO e agentes de saúde da cidade de Macaíba/RN; entrevistas na TV Ponta Negra, Inter TV, TV Tropical, TV Assembléia, TV BAND, TV Universitária, Jornal Hoje e Tribuna do Norte. Houve também distribuição de panfletos com chocolate para as mães.