Com pandemia do coronavírus, estoques dos bancos de leite na Grande Vitória estão críticos

Publicado em 24/04/2020 13h:44min.

A pandemia do novo coronavírus, além de todos os impactos causados diretamente à população, também trouxe dificuldade para os bancos de leite do Espírito Santo manterem seus estoques em dia. Isso porque muitas mulheres acabam não doando o material, com medo de contraírem o vírus.

No Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam), também conhecido como Hospital das Clínicas, em Vitória, a situação é preocupante. Atualmente o hospital tem 23 bebês que precisam das doações de leite materno. Segundo a coordenadora do banco de leite do Hucam, Mônica Pontes, o estoque atual conta com 175 litros do material, mas a meta é chegar aos 300 litros. Só assim, segundo ela, a unidade conseguirá atender 100% das crianças.

Outro hospital que também pede doações do leite materno é o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha. O banco de leite humano da unidade, segundo a direção do hospital, precisa de 70 litros para suprir as necessidades de 30 crianças internadas. No entanto, atualmente conta com apenas seis litros. 

Quem quiser doar leite materno para o Hucam, deve entrar em contato com a unidade, pelos telefones 3335-7515 ou 99271-9190. Já para fazer a doação no Himaba, o telefone é 3636-3151.

Para doar, basta a mulher estar em fase de amamentação. As coletas são feitas nas residências, com horários previamente agendados.

Para ler a notícia na íntegra, clique aqui

Foto: Elza Fiúza/Arquivo/Agência Brasil

Fonte: Folha Vitória