Com mais de 108 mil atendimentos, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) prepara campanha

Publicado em 24/10/2019 18h:14min.

Apenas em 2019, o CBMDF já realizou mais de 28 mil atendimentos de acidente com veículo; mais de 33 mil atendimentos de emergência médica; mais de 10 mil atendimentos de atividade preventiva; mais de 18 mil atendimentos a ocorrência de incêndio; mais de 17 mil atendimentos em operações, totalizando até agora, neste ano de 2019, 108.904 atendimentos à sociedade.

De acordo com a Lei Federal nº 8.255, de 20 de novembro de 1991, no art. 2º, “compete ao CBMDF realizar serviços de prevenção de incêndios, realizar serviços de busca e salvamento, realizar perícias de incêndio, prestar socorro de vítimas ou pessoas em perigo de vida, realizar pesquisas técnico-científicas, realizar atividades de segurança contra incêndio e pânico, executar atividades de prevenção aos incêndios florestais, executar atividades de defesa civil”.

Além de todas essas competências, a corporação também trabalha em ações conjuntas com outros órgãos do Distrito Federal em ações como: a operação preventiva de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, coordenada pela Secretaria de Saúde; o projeto Bombeiros nas Quadras, para oferecer informações importantes para prevenir acidentes; a Comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública, que ajudou na construção de uma nova política sustentável para a instituição, o que levou o Ministério do Meio Ambiente, a premiar o CBMDF com o selo de 1º Bombeiro Verde do Brasil, por excelência de práticas sustentáveis.

O CBMDF também trabalha com projetos com a sociedade, como o Bombeiro Mirim, que oferece às crianças e adolescentes atividades esportivas, educativas, culturais, atualmente são 1896 crianças e adolescentes atendidos. E o Bombeiro Amigo, que oferece atividades físicas, educativas e culturais, o que promove o bem-estar físico, psicológico e social da pessoa idosa, atualmente são 1132 idosos atendidos. Além de o Aleitamento Materno com coleta domiciliar, transporte de leite humano,  orientação das doadoras sobre os procedimentos de higienização, extração manual e congelamento do leite, atualmente foram 1527 litros de leite coletado (mês de agosto). O Projeto Cão Guia, que possibilita a inclusão social e qualidade de vida da pessoa com deficiência visual, por meio do treinamento e adestramento de cães guias, atualmente estão sendo treinados 6 cães.

Lançamento da campanha “Mais que salvar vidas, um pacto de amor com a sociedade”

Data: 18 de outubro
Horário: 14h30
Local: Academia de Bombeiro Militar – ABMIL
Museu Histórico do CBMDF

Fonte: https://jornaldebrasilia.com.br/cidades/com-mais-de-108-mil-atendimentos-cbmdf-prepara-campanha/