Centro de referência para bancos de leite humano de Minas Gerais completa 30 anos

Publicado em 18/11/2016 11h:37min.

No mês de outubro, o Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares (BLH-MOV), em Minas Gerais, completou 30 anos de existência. Para celebrar a data, foi realizado o "Seminário de Banco de Leite e aleitamento materno - 30 anos do BLH-MOV", com palestras sobre aleitamento materno, alimentação de bebês prematuros e de baixo peso, uso de drogas e aleitamento materno, e colostroterapia. O encontro reuniu cerca de 160 profissionais da área da saúde de Belo Horizonte e de outros municípios do estado.

O evento contou com a presença do vice-presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, Paulo Tarcísio Pinheiro, do diretor da Maternidade Odete Valadares, Francisco José Viana, da coordenadora da Área da Saúde da Mulher e da Criança da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), Ana Paula Mendes, e do representante da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), Franz Novak.

A abertura do seminário foi marcada pela palestra da coordenadora do BLH-MOV, Maria Hercília Barbosa, que apresentou a trajetória histórica e ressaltou o importante papel do BLH em Minas Gerais. O BLH-MOV funciona como Centro de Referência para Bancos de Leite Humano no estado e é responsável pela execução de cursos de manejo clínico do aleitamento materno, processamento e controle de qualidade do leite humano, e aconselhamento. Além disso, monitora todos os BLHs e postos de coleta de leite humano do estado.

A inauguração do BLH-MOV ocorreu em 19 de outubro de 1986, fruto de uma parceria entre a Maternidade Odete Valadares e a extinta Legião Brasileira de Assistência (LBA), tendo como fundador o pediatra Murillo Horta Ludolf de Melo Filho, à época, chefe da Neonatologia da maternidade.

 

Fonte: Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares