Centro de Referência de Santa Catarina realiza comemoração dupla em 2015

No dia 12 de novembro, os Bancos de Leite Humano de Santa Cataria e, em especial o Banco de Leite da Maternidade Darcy Vargas (Centro de Referência do Estado), participaram de evento com dupla comemoração: entrega dos certificados do Credenciamento de BLH 2015 e recebimento do credenciamento do Ministério da Saúde para a Sala de Apoio à Amamentação.

No evento que aconteceu na Maternidade Darcy Vargas, em Joinville, estiveram presentes: o coordenador da Área da Saúde da Criança da SES - Dr. Halei Cruz, representantes dos Bancos de Leite, colaboradores e a direção da Maternidade Darcy Vargas - o Diretor Geral - Dr. Fernando Marques Pereira, o Diretor Técnico - Dr. Valdir Lampa, a Diretora Administrativa - Sra. Lucimar Bisoni, a Gerente de Enfermagem - Enfermeira Lis Elena Westphal.

Credenciamento de BLH tem o objetivo de verificar o grau de conformidade que o Banco de Leite Humano atinge na operação do Sistema de Informação da rBLH-Br. Nove dos treze Bancos de Leite Humano de Santa Catarina receberam os certificados do Credenciamento 2015.

São eles: Banco de Leite Humano Alimente uma Vida - Maternidade D. Catarina Kuss, de Mafra; Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí;   Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Jaraguá, de Jaraguá do Sul; Banco de Leite Humano do Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão; Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Joana de Gusmão, de Florianópolis; Banco de Leite Humano Sr. Klaus Schumacher do Hospital Rio Negrinho, de Rio Negrinho; Banco de Leite Humano de Blumenau; Banco de Leite Humano e Central de Informações de Aleitamento Materno, da Maternidade Carmela Dutra, de Florianópolis; Banco de Leite Humano da Maternidade Darcy Vargas, de Joinville.

A Maternidade Darcy Vargas recebeu o credenciamento do Ministério da Saúde para a Sala de Apoio à Amamentação no Banco de Leite, que é a primeira oficialmente reconhecida no estado de Santa Catarina.

Sala de Apoio à Amamentação é um espaço dentro da empresa/local de trabalho, destinado para retirada e estocagem de leite humano durante a jornada de trabalho da mulher-mãe que está amamentando e retornou à empresa após seu período de licença remunerada. O Ministério da Saúde vem estimulando estados e municípios para que adotem a ação de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta, tanto em instituições públicas quanto privadas.

A Sala de Apoio à Amamentação do Banco de Leite Humano da Maternidade Darcy Vargas, passou a ser mais uma ação a favor do aleitamento materno desenvolvida pelo BLH. Especialmente em 2015, o trabalho da equipe do BLH esteve focado na Sala de Apoio à Amamentação. Houve reforma do espaço para atender as funcionárias da maternidade na volta ao trabalho.