Ceará: O Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) completa 15 anos

Publicado em 18/10/2019 19h:34min.

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), da saúde do Ceará, está completando 15 anos. Para celebrar a data, o BLH do Hias realizou uma solenidade para convidados na quarta-feira, 16, às 15h, na sede da Associação dos Servidores da Polícia Federal do Estado do Ceará, Avenida Treze de Abril, nº 270 – Vila União.

Criado em 2004, a Unidade foi a primeira de assistência infantojuvenil de todo o Nordeste a ter um BLH e, de lá para cá, já reúne seis certificações na categoria Ouro, pela excelência do Programa Iberoamericano. É o que destaca a coordenadora do BLH Erandy de Souza.

“É uma honra para nós, essa participação significante no Programa Iberoamericano, já que sempre buscamos trabalhar de maneira humanizada com os nossos pacientes, priorizando nossa qualidade na recuperação das crianças da neonatologia”, ressaltou a médica coordenadora do BLH/Hias, Erandy de Souza.

Doadoras

Entre os homenageados da quarta-feira, 16, estão autoridades, parceiros, colaboradores e as doadoras de leite materno, como a enfermeira Joelma Saraiva que doou leite ao BLH por duas vezes.

Funcionária da neonatologia do Hias, Joelma doou leite e atuou como e incentivadora do trabalho realizado pelo banco. Agora, vai representar todas as doadoras durante a solenidade. “Me sinto privilegiada com o convite. Tanto como profissional, quanto como mãe, eu sei bem a importância do leite para as crianças da neonatologia. Agradeço muito o trabalho realizado por eles”, diz Joelma.

O BLH

O Banco de Leite Humano do Hias, atende uma média de 34 bebês internados. São crianças prematuras, sindrômicas, pós-cirúrgicas, cuja recuperação se torna mais completa por ingerirem o leite materno pasteurizado que é doado ao BLH. A equipe multidisciplinar é treinada e capacitada para executar atividades de atendimento às mães com dificuldades para amamentar e captar leite. Todo o atendimento é gratuito, basta ligar para o 0800-280-4169.

“O Banco de Leite do Hias é um marco para o hospital. Não há dúvidas sobre a contribuição dele na recuperação das crianças da neonatologia, além de ser uma trabalho humanizado, qualificado, características pelas quais prezamos no Hias”, destacou a diretora geral da unidade, Patrícia Jereissati Sampaio.

 

Assessoria de Comunicação do Hias
Repórter: Diana Vasconcelos
Arte gráfica: Jeorge Farias
Foto: Divulgação

Fonte: http://www.hias.ce.gov.br/index.php/pagina-inicial/3-lista-de-noticias/5...

Veja mais fotos do evento:

 Há 22 anos esse rapaz ficou com sua mãe no método camguru para engorda com leite materno e com a orientação da técnica de enfermagem Nazaré  Barros que até hoje trabalha no banco de leite. Foi emocionante o momento do encontro dos dois e uma surpresa pra Nazaré.