Brasil recebeu profissionais do Ministério da Saúde do Equador - 2012

Publicado em 11/06/2012 00h:00min.

Na semana de 07 a 11 de maio, o Centro de Referência Nacional para Bancos de Leite Humano, BLH do Instituto Fernandes Figueira, recebeu um grupo de profissionais do Ministério da Saúde do Equador, Rocio Caicedo, Johanna Benalcazar y Martha Soto, para dar continuidade ao projeto apoio técnico para a expação e consolidação da Rede de Bancos de Leite Humano no Equador.

Este é projeto de cooperação bilateral desenvolvido entre a Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz - e o Ministério da Saúde do Equador, patrocinado pela Agência Brasileira de Cooperação - ABC/MRE -

Entre outras propostas, a visita priorizou discutir estratégias para aplicar um plano de ação para campanhas de estímulo a doação de leite humano e para a divulgação das ações desenvolvidas pelos Bancos de Leite Humano.

A transmissão de conhecimentos técnicos, novas tecnologias e capacitação de profissionais são pontos importantes nesse processo de fortalecimento dos programas de atenção a saúde materna e infantil. Hoje existem sete Bancos de Leite no Equador, com perspectiva de implantar em mais a hospitais. A demanda para as unidades neonatais do país ainda não são plenamente atendidas, por isso é necessário aumentar a capacidade de coleta e processamento do leite humano, assim como desenvolver ações de promovam o aleitamento materno.

"Viemos ao Brasil com o objetivo de adquirir mais experiências quanto aos serviços dos Bancos de Leite humano, para que possamos implementar-los em regiões prioritárias do Equador. São muitos aspectos importantes e priorizar as ações será agora nosso desafio", explicou Rocio Del Carmen Caicedo, responsável pela área de Nutrição Infantil do Ministério da Saúde do Equador.

  

Tags: