Brasil recebe profissionais de Cabo Verde para curso de processamento e controle de qualidade

Publicado em 20/09/2012 00h:00min.

Centro de Referência Nacional - BLH IFF - recebeu entre os dias 03 e 14 de setembro, profissionais do Banco de Leite Humano de Cabo Verde. O objetivo da visita foi o curso de processamento e controle de qualidade do leite humano.

Inaugurado há pouco mais de um ano, no Hospital Dr. Agostinho Neto, o BLH de Cabo Verde é o primeiro Banco de Leite da África e faz parte do projeto de cooperação técnica entre países. A equipe que chegou ao Brasil foi composta pela diretora do Serviço de Nutrição e Dietética do hospital e coordenadora do Banco de Leite, Edith Maria Pereira, e pelas enfermeiras da Neonatologia e do Banco de Leite, Ernie Samira dos Santos e Isabel Vasconcelos.

A coordenadora do BLH de Cabo Verde explicou que “as maiores dificuldade são a sensibilização das mães para doar o leite humano e o entrosamento com os outros profissionais de saúde, que muitas vezes não conhecem a importância das ações do Banco de Leite e do aleitamento materno. Por isso, estamos trabalhando para o desenvolvimento do projeto Hospital Amigo da Criança no hospital e também para um projeto de coleta de leite humano a domicílio”.

Durante as duas semanas de treinamento, as profissionais receberam na parte da manhã, curso prático de processamento e controle de qualidade do leite humano e, na parte da tarde, foram realizadas aulas teóricas sobre pontos importantes sobre o tema, além de ter sido um espaço para tirar dúvidas. “Esta foi uma capacitação mais abrangente, com detalhes específicos sobre processamento e novidades que serão fundamentais para nosso desenvolvimento no BLH”, ressaltou a enfermeira Ernie dos Santos.