Cantinho do Whatsapp da rBLH, Ano 2, nº 42, 26 de outubro de 2018

Cantinho do Whatsapp da rBLH, Ano 2, nº 42, 26 de outubro de 2018
Cantinho do Whatsapp da rBLH, Ano 2, nº 42, 26 de outubro de 2018

Este espaço reúne as notícias publicadas nos veículos de comunicação do Brasil e dos países cooperantes.

Ações como a do banco de leite devem ajudar a melhorar os índices de saúde do país. A Rede de Bancos de Leite Humano brasileira, que servirá de exemplo para Moçambique, é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das ações que mais contribuíram para a redução da mortalidade infantil no mundo nos anos 1990. De 1990 a 2012, a taxa de mortalidade infantil no Brasil reduziu 70,5%.
Todas as mães que desejarem ajudar precisam fazer o cadastro no próprio Evangélico, na sala de apoio e coleta de amamentação, que fica no 5º andar. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 19h.
No dia 26 de outubro, de 13h as 15h30, foi inaugurado o 1º BLH de Moçambique.
A visita teve a finalidade de dar a conhecer sobre o funcionamento do modelo brasileiro de Banco de Leite Humano.
"'Desde ALBA Lactancia Materna cada año hemos celebrado con las madres la Semana Mundial de la Lactancia Materna en Europa, realizando una charla gratuita en un centro cívico de Barcelona, esto nos permitía, de alguna manera, compartir con nuestras socias y usuarias un encuentro próximo y distendido, fuera de los grupos, para poder tratar un tema relacionado con el lema de la semana u otro tema de interés".
O artigo foi publicado no último número da Revista Brasileira de Saúde Materno-Infantil (julho a setembro de 2018).
O primeiro Banco de Leite Humano (BLH) de Moçambique, fruto de uma cooperação técnica entre os governos brasileiro e moçambicano, é inaugurado na sexta-feira, em Maputo, anunciou hoje o governo brasileiro.
A novidade, segundo um estudo americano, é que o leite materno pode ter a capacidade de modificar - para melhor - a saúde mental das crianças.
O Evangélico, que atende 70 bebês por mês, em média, está com o estoque zerado. Para incentivar as doações, o hospital coleta o leite na casa das famílias doadoras e fornece os frascos para armazenar o material.
A festa foi realizada na Casa da Amizade de Taubaté e contou com uma expressiva participação das pessoas, entre rotarianos e convidados, que lotaram o salão da Casa da Amizade.
A videoconferência contou com duas palestrantes que compartilharam suas experiências no Banco de Leite Humano do Hospital Regional Norte, Sobral-Ceará. Assista aqui!
Palestra será aberta para todas mães do município. Não é necessário inscrição antecipada.
Mulheres que amamentam por dois anos têm 33% menos chance de desenvolver câncer de mama. É o que aponta uma revisão em 47 estudos mundiais.
A Maternidade Bissaya Barreto (MBB) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), certificada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desde 2007, viu de novo aprovada a qualidade de “Hospital Amigo dos Bebés”, tendo sido entregue aos membros do grupo de aleitamento materno da MBB-CHUC, Marciana Dias e Adelaide Taborda e Margarida Fonseca, a medalha alusiva à “recertificação”.
Segundo o hospital, mulheres que estão amamentando podem doar leite diariamente das 7h às 18h. Unidade atende 16 municípios da região.
A doação de leite materno atende a bebês que estão na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal do Instituto Cândida Vargas (ICV). Bebês nasceram prematuros e algumas mães enfrentam dificuldade em manter a produção de leite materno, devido ao estado emocional ou quaisquer outros problemas de saúde.
O Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam) está reforçando o pedido às mães para que doem leite materno.
O Instituto Cândida Vargas (ICV) está promovendo uma ação para aumentar o estoque de leite materno no Banco de Leite Zilda Arns para atender a demanda da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, com foco no atendimento aos bebês que nasceram prematuros.
Recém-nascidos prematuros são os maiores beneficiados com doações ao banco de leite.
Prevista para esta sexta-feira (26), a inauguração do Banco de Leite Humano e do Centro de Lactação do Hospital de Maputo, em Moçambique, representa o início de uma nova era para a segurança alimentar e nutricional dos recém-nascidos no país africano. A entrega do projeto marca, ao mesmo tempo, o fim de um longo ciclo de trabalho, que não seria possível sem o apoio do Brasil.