Cantinho do Whatsapp da rBLH, Ano 2, nº 34, 31 de agosto de 2018

Cantinho do Whatsapp da rBLH, Ano 2, nº 34, 31 de agosto de 2018
Cantinho do Whatsapp da rBLH, Ano 2, nº 34, 31 de agosto de 2018

Este espaço reúne as notícias publicadas nos veículos de comunicação do Brasil e dos países cooperantes.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi comemorada no dia 28 de agosto, no Shopping Jardim Guadalupe. Veja a programação.
Iniciativa faz referência ao Agosto Dourado. Hospital busca leite materno em casa. Veja aqui como doar.
Melhor alimento que existe para o recém-nascido, o leite materno atende a todas as necessidades físicas e psíquicas do bebê. Por isso mesmo, toda criança deve ser alimentada exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses de vida – isto é, sem água, chá, sucos, sopas ou papinhas – e, se possível, continuar a mamar por até dois anos ou mais.
A apresentadora Silvana Coelho visitou o BLH da Unimed Petrópolis para realizar uma matéria sobre o Agosto Dourado 2018.
Para o coordenador da rBLH, o Banco de Leite do IFF é uma referência para a Fiocruz Brasil e para o sistema de saúde global. 
O mês é uma importante estratégia de mobilização social que contribui para conscientizar a população e os profissionais sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê, e os benefícios para a sociedade.
O tema do evento foi "O papel do pai no aleitamento materno".
Pensando em incentivar, orientar e estreitar o vínculo com as gestantes e puérperas, a Equipe de Saúde da Família da UBS São Joaquim realizou, na manhã do dia 23 de agosto, um encontro sobre amamentação. Confira!
Campanhas na TV e nas rádios foram realizadas em favor da doação de leite materno no Distrito Federal.
Entre as ações, foi realizado um evento em homenagem à Sra. Ivete França Lima, que faleceu no dia 2 de agosto deste ano e, ainda em vida, foi homenageada pela Prefeitura de Arapiraca, colocando o seu nome no BLH, por seus serviços prestados à sociedade e pela sua militância em prol do aleitamento materno.
Veja aqui as atividades realizadas pela equipe do Banco de Leite Humano do Banco de Leite Humano da Maternidade e Clinica de Mulheres Bárbara Heliodora.
A turma contou com a participação de 18 profissionais de diversas áreas da saúde que, a partir de então, atuarão como multiplicadores em seus respectivos setores no manejo e aconselhamento em amamentação.
O mês de agosto marca a campanha de doação de leite materno em todo o Brasil - importantíssimo para o desenvolvimento das crianças. A cidade de São Paulo dá um grande exemplo quando o assunto é aleitamento materno.
O Banco de Leite Humano de Patos promoveu, nesta terça-feira (28), uma palestra sobre a importância do aleitamento materno e da doação do leite excedente para gestantes assistidas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Marques.
“Essa bebê só recebeu leite humano. Nunca recebeu fórmula. A mãe seguiu corretamente as orientações, foi ordenhando para não deixar que seu leite secasse e sua filha conseguiu sugar o leite materno pela primeira vez após dois meses de nascida", diz a médica da unidade.
Na reta final do Agosto Dourado - mês do aleitamento materno, o Grande ABC se movimenta pela conscientização sobre a campanha. Em Mauá, diferentes UBSs (Unidades Básicas de Saúde) receberam ciclo de palestras direcionadas às mães e estudantes de Medicina de universidade da cidade.
O encontro uniu mães doadoras e mães dos receptores de leite materno. O evento aconteceu em comemoração ao Agosto Dourado 2018.