Cantinho do Whatsapp da rBLH, Ano 2, nº 33, 29 de agosto de 2018

Cantinho do Whatsapp da rBLH, Ano 2, nº 33, 29 de agosto de 2018
Cantinho do Whatsapp da rBLH, Ano 2, nº 33, 29 de agosto de 2018

Este espaço reúne as notícias publicadas nos veículos de comunicação do Brasil e dos países cooperantes.

Em 22 de junho, o Banco de Leite Humano do Hospital Sofia Feldman, localizado em Minas Gerais, completou um ano de existência. Assista o vídeo que conta um pouco da história de construção.
Não é necessário mais que alguns minutos para perceber a força, o comprometimento e a convicção da enfermeira Mônica Barros de Pontes, responsável técnica e coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), também conhecido pelos capixabas como Hospital das Clínicas, localizado em Maruípe, Vitória.
Das 15h às 15h30, o coordenador da rBLH, Dr. João Aprigio Guerra de Almeida, ministrará a palestra Rede Global de Bancos de Leite Humano: do local ao global - uma construção do SUS.
Os desafios da amamentação e puerpério (período pós-parto) serão debatidos em uma roda de conversa no próximo sábado, 25/8, a partir das 16h, no Park Vieiralves.
UFSCar integra a organização das atividades que são voltadas a profissionais, mães, bebês e famílias
Para celebrar o Agosto Dourado, mês alusivo a promoção e incentivo à amamentação como fator contribuinte para o desenvolvimento da criança e o seu papel importante na redução da mortalidade infantil no estado do Tocantins, nesta sexta-feira, 24 será realizado o Seminário Estadual de Aleitamento Materno Tocantins 2018. A abertura do evento será às 8h no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.
Alunas do curso de Nutrição da UFT vão doar tudo o que for arrecadado para o banco de leite do Hospital Dona Regina, em Palmas. Especialistas afirmam que leite é o alimento 'padrão ouro' para os bebês.
A ação faz parte das comemorações pelo Agosto Dourado, que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação.
Ao longo do mês, aconteceram cursos de manejo e aconselhamento em aleitamento materno, e realizadas entrevistas para os veículos de comunicação. 
Durante o evento, foram abordados vários assuntos dentro da temática do Aleitamento Materno e realizadas atividades de práticas integrativas para serem desenvoldidas com gestantes, nutrizes e famílias.
Mulheres em período de amamentação, em boas condições de saúde, não fumantes, não usuárias de drogas ou que não façam uso excessivo de álcool estão aptas à doação de leite materno.
A partir deste mês, a equipe do BLH entrará em contato com todas as servidoras gestantes do Complexo HC no final da gestação e no final da licença-maternidade, para esclarecer dúvidas sobre amamentação.
A equipe do Banco de Leite Humano realizou palestras, cursos para gestantes, entre outras atividades. Veja as fotos.
Um artista de rua australiano escolheu uma mãe amamentando um bebê como inspiração para sua mais nova obra, em Glasgow, na Escócia. O mural foi inaugurado na última quinta-feira (23).
A matéria foi publicada no dia 15 de agosto. O novo campo de batalhas é a internet, onde cresce o número de promoções indevidas.
A Prefeitura de São Paulo mantém três Bancos de Leite Humano em funcionamento: Hospital Maternidade Prof. Dr. Alípio Correa Netto, Hospital e Maternidade Cachoeirinha e Hospital Municipal Campo Limpo. Assista o vídeo.
Neste mês, aconteceu a reunião da Comissão de Bancos de Leite Humano do estado do Rio Grande do Sul . Na ocasião, foram entregues os certificados do curso BLH 301 e ocorreu o lançamento do logotipo Amamentação: a base da vida.
Estudo colheu material de 50 mães nos Estados Unidos. Uso da planta foi legalizado em vários estados do País.
Para celebrar o Agosto Dourado, mês alusivo à promoção e incentivo à amamentação como fator contribuinte para o desenvolvimento da criança e o seu papel importante na redução da mortalidade infantil no estado do Tocantins, foi realizado, na última sexta-feira, 24, em Palmas, o Seminário Estadual de Aleitamento Materno Tocantins 2018.
Como forma de incentivar a amamentação, algumas Unidades Básicas de Saúde de Navegantes realizam, na última sexta-feira (25), a “Hora do Mamaço”, para alertar as mães e gestantes que são atendidas em cada unidade para os benefícios do leite materno no desenvolvimento do bebê.