Cantinho do Whatsapp da rBLH, Ano 2, nº 23, 5 de agosto de 2018

Cantinho do Whatsapp da rBLH, Ano 2, nº 23, 5 de agosto de 2018
Cantinho do Whatsapp da rBLH, Ano 2, nº 23, 5 de agosto de 2018

Este espaço reúne as notícias publicadas nos veículos de comunicação do Brasil e dos países cooperantes.

Ação de solidariedade colabora para o crescimento saudável dos bebês.
Uma campanha para doação de frascos de vidro para o Banco de Leite do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap), da Universidade Federal Fluminense (UFF), será lançada no próximo sábado (4) pelo São Francisco Hospital e Maternidade (SFHM), de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro.
O Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), por meio do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE), promove, até o dia 9 de agosto, a 5ª Semana do Aleitamento Materno.
Ações para alertar sobre a importância do aleitamento materno acontecem ao longo do mês em Tocantins.
Veja no Facebook Live do Mnistério da Saúde a entrevista com a coordenadora das Ações de Aleitamento Materno da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno/DAPES/SAS/MS, Fernanda Ramos Monteiro.
O Mamaço acontecerá no dia 5 de agosto, às 9 horas, na Estação Gasômetro, em Belém- PA. Veja a programação.
O encontro será realizado no dia 7 de agosto, às 9 horas, no Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth.
O mamaço ocorrerá no dia 5 de agosto e está sendo organizado pela Liga Acadêmica de Enfermagem em Aleitamento Materno (LAENFAM) e pelo Grupo de Mães Doadoras de Leite Humano de Porto Velho.
Do dia 1º ao dia 7 de agosto acontece a Semana Mundial do Aleitamento Materno, ato reforçado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.
O leite materno é o melhor alimento para os recém-nascidos e crianças com até os dois anos. No entanto, cinco em cada 20 bebês (52%) na América Latina e no Caribe não são amamentados em sua primeira hora de vida, o que é uma medida essencial para salvar vidas.
Objetivo é conscientizar sobre a importância do aleitamento para o desenvolvimento saudável das crianças. Maternidade também pede doação para banco de leite.
Quebrando tabus e enfrentando barreiras do dia a dia, muitas mulheres mantêm a amamentação em toda a primeira infância. Para quem pensa que o peito é só acalento depois dos dois anos, engana-se: as propriedades nutritivas permanecem.
Evento vai reunir dicas, oficinas e palestras sobre aleitamento materno e cuidados com as crianças. Ação é realizada no sábado (4), das 10h às 20h no Aparecida Shopping.
Durante a manhã de sexta-feira (3), a Santa Casa de Campo Grande realizou a abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno, lançando o Manual do Aleitamento Materno – normas e rotinas do setor.
A reportagem foi veiculada no Inter TV Notícia Grande Minas, da TV Globo.
O evento este ano possui o tema ‘Amamentação é a base da vida’ e envolve anualmente todas as instituições envolvidas com o aleitamento materno, como maternidades, bancos de leite, postos de coleta, desde 1992.
Desde 2014, em parceria com o Unicef, realiza-se em Vitória a Semana do Bebê, integrada à Semana Mundial do Aleitamento Materno. O evento acontece na primeira semana do mês de agosto e tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento integral de bebês, além da sobrevivência de crianças menores de 6 anos.
Dentre as atividades que acontecem no dia 7 de agosto, destacam-se a realização de um seminário, inauguração da sala de orientação de lactantes e implantação do posto de recebimento de leite humano.
As atividades tiveram como foco incentivar à amamentação e fez parte das comemorações pela Semana Mundial de Aleitamento Materno.
A equipe do Banco de Leite Humano da Santa Casa leva semanalmente na casa das doadoras os vidros para ordenha e recolhe o material coletado que, após processo de pasteurização e análises clínicas, poderá ser fornecido aos recém-nascidos.