Publicado em 30/04/2021 12h:42min.
Em live voltada ao público jovem, o Centro de Referência do estado levou informações e mobilizou novos multiplicadores do aleitamento materno
O Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher Mãe Luzia, em parceria com a Secretaria de Juventude do Amapá (SEJUV), realizou a live “Aleitamento Materno e Doação de Leite Humano” e reuniu mais de mil jovens para disseminar o trabalho do BLH. A coordenadora Darcineyde Alves e a nutricionista Larissa Penha comandaram o bate-papo virtual, que também incentivou a doação de frascos de vidro.
O encontro entre os jovens e o Centro de Referência do Amapá aconteceu no dia 26/4 e foi uma iniciativa da SEJUV, que teve conhecimento do trabalho realizado pelo BLH e os desafios de manter os estoques durante a pandemia. No mês de abril, emissoras de TV transmitiram reportagens sobre a queda nas doações, chamando a atenção da Secretaria.
Para a coordenadora do BLH, é importante conscientizar toda a sociedade sobre doação de leite humano e aleitamento materno, inclusive os mais jovens e que estão ingressando na vida adulta, levando informações que ajudam a desmitificar, incentivar e permitir a amamentação e a doação de leite humano. Segundo ela, a conversa também foi importante divulgar a coleta domiciliar, ação fundamental em tempos de pandemia e distanciamento social.
Eu tinha esse interesse de falar mais com os jovens, de ir até eles. A educação em saúde tem que começar desde pequeno. O aleitamento materno é algo que a gente vivencia, seja conosco ou com alguém próximo. É muito importante que todos tenham acesso.
Houve participação ativa dos jovens que acompanhavam a live e esse envolvimento está se mantendo fora da virtualidade. Diversos jovens fizeram contato com o BLH para saber mais, interessados em levar a informação e serem multiplicadores. Mães que estão amamentando e souberam do BLH por meio de participantes da live foram buscar kits para coletar o leite em suas residências; e frasco de vidro para armazenar o leite coletado já estão sendo doados ao BLH.
Darcyneide Alves entrega kit para doação à mãe-doadora, acompanhada do assessor de Comunicação da SEJUV
As dúvidas da população em geral sobre aleitamento materno e doação de leite humano existem e, por isso mesmo, a coordenadora ressalta a importância de ações como essa para o acesso à informação adequada. “O leite humano é um alimento tão completo. E cada vez mais estudos mostram os benefícios que ele traz, que são para o resto da vida”, finaliza Darcineyde Alves.
Assista à live completa no canal da Secretaria de Juventude do Amapá no YouTube