BLH de Itapevi promove doação de leite humano para hospital

Publicado em 05/12/2019 11h:47min.

O Lactare, banco de leite humano localizado no Complexo Industrial de Itapevi, em São Paulo, acaba de fazer a primeira doação à UTI Neonatal do Hospital Geral de Itapevi. O primeiro banco de leite humano privado de uma farmacêutica no Brasil coletou 5 litros nos primeiros 30 dias de funcionamento, a partir de 57 doadoras, entre colaboradoras e mulheres da comunidade local. 

“É muito gratificante realizar esta primeira entrega. Tivemos uma adesão acima do esperado, com coletas no nosso banco e nos domicílios ao redor. E a maioria das doadoras é formada por mulheres da comunidade, o que é maravilhoso. Com o Lactare, queremos ampliar a amamentação materna e reduzir os riscos à saúde de recém-nascidos, além de desmistificar o assunto e incentivar a doação”, ressalta Maira Billi, gerente de Administração de Produção e idealizadora do projeto.

A importância do leite materno para recém-nascidos é reforçada pelo Ministério da Saúde ao preconizar que alimento deve ser o único a ser ofertado até o bebê completar seis meses. Por outro lado, um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que avaliou 194 países, apontou que apenas 40% das crianças com menos de seis meses são amamentadas exclusivamente com leite materno.

O Brasil foi um dos primeiros países a mudar essa realidade. Desde 1992, o Ministério da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) certificam a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), resolução que promove práticas seguras e facilitadoras da amamentação nas maternidades.

Vinculados à Rede Brasileira de Bancos de Leite (rBHL) e atendendo aos mais altos padrões de qualidade e segurança do leite, o Lactare tem como meta suprir a necessidade de 20 bebês da UTI Neonatal do Hospital Geral de Itapevi (HGI), local onde acontecem por volta de 400 partos mensalmente.

“O Lactare oferece assistência integral domiciliar para a retirada e armazenamento do leite materno com uma equipe médica especializada em um raio de até 20 km do Centro de Itapevi. O auxílio é oferecido para todas as mães da região que possuem dificuldade de realizar a coleta, e desta forma, a empresa garante um processo de extração de leite mais confortável e seguro”, ressalta Maira.

 

Benefícios  

O leite materno é responsável pela redução de até 13% da mortalidade por causas evitáveis em crianças de até cinco anos de idade. Além disso, também ajuda a diminuir riscos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. De acordo com a Fiocruz, coordenadora da rBLH-BR, no Brasil existem cerca de 225 unidades de bancos de leite, que hoje suprem 60% da demanda. “Temos um papel social muito importante, de ajudar as mães e pais no processo de amamentação não apenas pela questão da saúde como, também, para reforçar o laço afetivo”, finaliza Maíra Billi.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico