BLH Anita Cabral trabalhando com Aleitamento Maternos em esferas diferentes

Publicado em 28/09/2009 00h:00min.

Vivenciando o Projeto Aleitamento Materno nas Escolas

O projeto Aleitamento Materno nas Escolas corresponde a uma iniciativa do Banco de Leite Humano Anita Cabral para aumentar o número de escolas parceiras de incentivo ao aleitamento materno, bem como fortalecer os laços com aquelas que nos auxiliam na conscientização da importância do leite humano para a vida de crianças, mulheres-mães e para a sociedade como um todo.

Com isso, busca meios para desenvolver o trabalho de salvar vidas, sensibilizando a população acerca do aleitamento materno, promovendo parcerias com órgãos públicos e privados, para desta forma ter acesso direto a um público alvo com o qual trabalha informações relevantes acerca da importância da amamentação.

O Banco de Leite Humano Anita Cabral, Centro de Referência Estadual, participou da Gincana da Escola Estadual Daura Santiago, que teve como tema principal "A importância do aleitamento materno no seio da familia".

Na Escola Líder a equipe do BLH participou da entrega do prêmio ao aluno DAVI SOUZA MARINHO, que venceu o concurso de artes plásticas: "A arte de amamentar", o aluno foi homenageado com uma placa de honra ao mérito.

A Escola Kairós participou do ato de solidariedade "Mc dia feliz" e profissionais do Banco de Leite Humano Anita Cabral estiveram presentes no stand da escola. 

Os projetos desenvolvidos pela área assistencial do Banco de Leite Humano Anita Cabral vem há alguma tempo sendo trabalhados e a cada dia cresce o número de escolas, empresas e entidades parceiras. Todos os segmentos da sociedade são envolvidos para que o Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil seja honrado.

Neste sentido, é importante estabelecer parcerias com o nível educacional, desde o ensino fundamental até a graduação, para que se possa desenvolver o conhecimento sobre o leite humano nas escolas e, ao mesmo tempo, captar doadoras de leite humano e doação de frascos para estocagem do leite humano ordenhado.
Além do projeto "Aleitamento Materno nas Escolas", a equipe desenvolve também:

Aleitamento Materno nas Empresas

Este projeto busca atuar junto às empresas parceiras, com o objetivo de oferecer suporte às mulheres que executam atividades nestas unidades e que estejam gestantes ou em período de lactação, assegurando-lhes um direito previsto por Lei (segundo a qual mães de recém-nascidos têm direito a dois intervalos de 30 minutos cada para amamentar seu filho, até que a criança complete seis meses de idade) e é dever das instituições e dos empregadores garantir condições propícias ao aleitamento materno, sendo este também um dos direitos da criança descrito no Estatuto da Criança e do Adolescente no seu Art. 9º.

Além do mais, buscamos com esta parceria a divulgação dos trabalhos oferecidos pelos Bancos de Leite Humano, em especial o BLH Anita Cabral, na cidade de João Pessoa, incentivando a doação de leite materno.

Aleitamento Materno nas Unidades Básicas de Saúde - UBS

O Banco de Leite Humano Anita Cabral busca através de uma parceria com as Unidades de Saúde da Família, captar mulheres precocemente para trabalhar a importância do aleitamento materno para ela e para seu filho, buscando entender o real significado deste ato para cada mulher. O Programa Saúde da Família (PSF) pode ser uma boa estratégia para promoção e apoio ao aleitamento materno, na medida em que oferece às famílias atenção à saúde preventiva e curativa, em suas próprias comunidades.

Especificamente com relação à amamentação, a equipe de saúde da família pode desenvolver atividades educativas desde o período pré-natal, buscando interagir mais efetivamente com as mulheres, possibilitando conhecer suas experiências anteriores, o que significa para ela a gravidez naquele momento e outros aspectos subjetivos que possam influenciar o processo do aleitamento materno.

Também é possível atuar efetivamente nas intercorrências comuns no início da amamentação, como traumas mamilares, ingurgitamento mamário e mastite, responsáveis muitas vezes pelo desmame precoce. Entretanto, mesmo em áreas de atuação de equipes de saúde da família, tem sido um desafio ampliar a adesão à prática do aleitamento materno, especialmente na forma exclusiva.

 
Aleitamento Materno para Turista

Atuar junto às empresas parceiras (Hotéis), com o objetivo de oferecer suporte às mulheres que estejam hospedadas nestas instituições, bem como as que executam atividades nestas unidades e que estejam gestantes ou em período de lactação.