Bancos de leite materno registram queda de doações; saiba como doar

O Brasil tem 224 bancos de leite funcionando. A Rede Brasileira de Bancos de Leite diz que houve uma queda importante no número de doações no mês de março. No Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro, o estoque caiu pela metade. Em Porto Alegre, a Santa Casa de Misericórdia informou que o número de coletas está 40% menor que o habitual.

O medo do novo coronavírus e a necessidade do isolamento social também estão prejudicando os bancos de leite em Pernambuco. No Hospital das Clínicas, no Recife, o estoque está com apenas 20% da capacidade total.

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano pede que as mulheres não parem de doar para não zerar os estoques. Os médicos garantem que o coronavírus não passa pelo leite materno e que a coleta em casa é feita de forma segura para a mãe, para o filho dela e para o bebê que vai receber a doação.

As mulheres que quiserem doar devem ligar para os centros de referência do estado onde moram. Neste momento de pandemia, o leite materno é fundamental para a saúde do bebê.

Clique na imagem para assistir a reportagem. 

 

Fonte: G1.globo