Bancos de Leite e Postos de Colete de Leite Humano comemoram a SMAM 2016

Publicado em 25/07/2016 00h:00min.

Semana Mundial de Aleitamento Materno 2016
1 - 7 de agosto

Amamentação: uma chave para o desenvolvimento sustentável

Os Bancos de Leite e os Postos de Coleta de Leite Humano comemoram a SMAM 2016.

Em Brasília, a comemoração terá início em 01 de agosto e encerramento em 02 de setembro. Será o "Agosto Dourado".

No Rio Grande do Sul, no município Rio Grande, o BLH Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. HU/FURG EBSERH comemorou no dia 19 de maio, o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. O evento, que ressaltou a importância do trabalho dos bancos de leite para a saúde infantil, foi realizado no Hospital Universitário e contou com a presença de doadoras, puérperas e funcionários do hospital.

No dia 20 de maio a equipe do BLH, com apoio de acadêmicos de Enfermagem e Nutrição, fez panfletagem e deu orientações sobre aleitamento materno e doação de leite humano no centro da cidade.

Na Bahia, município Feira de Santana, com o tema “Amamentação e o Desenvolvimento Sustentável – Amamentação: uma chave para o desenvolvimento sustentável”, o Banco de Leite do Hospital Geral Clériston Andrade, Centro de Referência da Bahia, preparou uma programação com atividades variadas para o período de 29 de julho a 6 de agosto. Veja aqui a programação completa .

Em Alagoas, o BLH Dr. Carlos Roberto C. Perdigão, Centro de Referência de Alagoas, e a Comissão Iniciativa Hospital Amigo da Criança, realiza no dia 05 de agosto, às 9:00h, o "Encontro de Gestores e Exposição de Boas Práticas", com o tema: "Aleitamento materno: presente saudável, futuro sustentável", no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

Ainda como parte da programação, na manhã do dia 04 de agosto, será realizado evento de atualização para profissionais: “A importância da pasteurização no processo de doação de leite materno”, ministrado pelo coordenador do laboratório do Centro de Referência, Luiz Carlos Bandeira. Veja a programação completa .

Ainda em Alagoas, o BLH do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes – UFAL realizou na SMAM 2016 o evento “Sorriso de Plantão”, onde estudantes dos cursos de Medicina e de Fonoaudiologia da UFAL, como também, Ligas Acadêmicas da UNCISAL, realizam atividades para sensibilizar os pacientes, funcionários e o público presente na recepção, ambulatório e no 6º andar do HUPAA-UFAL – EBSERH, mostrando que amamentar faz a diferença na melhoria da qualidade de vida.

No Rio de Janeiro, os Bancos de Leite iniciaram as comemorações da SMAM 2016 com um evento na Praça Mauá, centro do município do Rio de Janeiro, com a presença dos profissionais e de mães doadoras. Foi realizada ‘Roda de Conversa’, no Observatório do Museu do Amanhã, com o tema “Aleitamento Materno: presente saudável, futuro sustentável”. Participaram o pediatra Daniel Becker, Raquel Spinelli, da ONG Providenciando a Favor da Vida, projeto de intervenção social que oferece assistência à adolescentes e jovens grávidas da comunidade da Providência, Abilene Gouvêa, coordenadora de BLH do Núcleo Perinatal - UERJ e Danielle Aparecida, coordenadora do BLH do IFF.

No dia 03 de agosto, a SES-RJ realizou um ciclo de palestras com o tema: “Amamentação: Faz bem para o seu filho, para você e para o planeta”, com participação de membros da SES-RJ, principalmente da Área Técnica da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente e Aleitamento Materno, de profissionais dos Bancos de Leite e Postos de Coleta do Estado, IUBAM e Soperj.

Neste mesmo evento aconteceu a certificação de mais três salas de Apoio a Mulher Trabalhadora que Amamenta. A SMAM foi finalizada no dia 07 de agosto, domingo, com o mamaço "Bebê sarado que mama no peito merece uma medalha", promovido pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia 1ª Região em parceria com o BLH do Instituto Fernandes Figueira. O evento teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre amamentação, ensinar técnicas de shantala e coletar frascos de vidro para o BLH do IFF.

No Piauí, uma ação compartilhada entre Comitê Estadual de Aleitamento materno, Comissão Estadual de Bancos de Leite Humano e BLH da Maternidade Dona Evangelina Rosa, em parceria com a iniciativa privada através do Teresina Shopping, realizou várias atividades no período de 1 a 7 de agosto de 2016: palestras com o tema da SMAM 2016, rodas de conversa com mães nas maternidades da capital e algumas UBS (Maternidade Dona Evangelina Rosa, Hospital do Satélite, Hospital do Promorar, UBS Vila da Paz),  mamaço no espaço de eventos do Teresina Shopping; Grupos voluntários de mães que amamentam fecharam a semana com a organização de um belo mamaço no Espaço Cidadania, parque de lazer em Terezina. A imprensa deu ampla cobertura à semana com belas reportagens de sensibilização e divulgação do tema. Veja mais fotos aqui 

No Paraná, município de Ponta Grossa, em comemoração à SMAM 2016, o Banco de Leite Humano do Hospital da Criança Prefeito João Vargas de Oliveira realizou durante toda a semana exposição sobre o tema “Amamentação: uma chave para o desenvolvimento sustentável”, além de intensificar o atendimento às mães sobre aleitamento materno e doação de leite humano. Houve também divulgação do trabalho do Banco de Leite na imprensa.

Em Pernambuco, o Banco de Leite Humano do IMIP, Centro de Referência de Pernambuco, realizou no dia 04 de agosto uma homenagem às funcionárias do IMIP (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira) que ao retornarem da licença maternidade fazem uso da Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta, situada no BLH/CIAMA/IMIP. Esta homenagem às funcionárias que mantêm a amamentação no retorno ao trabalho está em sintonia com o slogan do Ministério da Saúde para a SMAM 2016 “Amamentação: faz bem para o seu filho, para você e para o planeta”.

O Banco de Leite Humano do IMIP realizou grupos diários com as puérperas sobre o tema da SMAM 2016, no alojamento conjunto e no BLH. Houve também a visita de gestantes da comunidade dos Coelhos no dia 05 de agosto, às 10:00h, para uma palestra sobre o tema da SMAM 2016, tirando dúvidas e diminuindo ansiedades a respeito dos cuidados dos filhos que esperam.

No Maranhão, o BLH do Hospital e Maternidade Marly Sarney, Centro de Referência Estadual, realizou várias atividades no período da SMAM 2016, como: curso da Iniciativa Hospital Amigo da criança - IHAC, ação social com a caminhada no parque da reserva do Itapiracó, com a presença do Secretário de Saúde, Carlos Lula. No encerramento, houve roda musical e mamaço no espigão, realizado pela comunidade de mulheres no intuito de ressaltar a importância do aleitamento nos primeiros 02 anos de vida.

Na abertura da Semana houve apresentação do Coral Canta Geral, além de depoimentos entrega de brindes para doadoras. Durante o período foi inaugurada a Sala de Apoio a Amamentação Unidade Mista do São Bernardo, em São Luís, com a presença da Secretaria de Saúde do Município, Helena Dualibe, da coordenadora do Departamento de  Saúde da Criança e Adolescente, Marielza Sousa, do Comitê de Aleitamento da Maternidade Marly Sarney, Cleidimar Fonseca, Irenides Costa e Deuzenir Soares, além de apoiadoras do Ministério da Saúde.

Em São Paulo, no município de Rio Claro, a equipe do BLH Maria Aparecida Polastri Hartung, da Santa Casa de Misericórdia, comemorou a SMAM 2016 e o seu 10º aniversário, junto com mães doadoras e de receptores de leite humano.


Em Goiás, o Centro de Referência do estado, BLH do Hospital Materno Infantil de Goiânia, desenvolveu várias atividades de promoção da amamentação durante a SMAM 2016. A SMAM 2016 foi iniciada com a benção do Pároco, falas sobre amamentação e desenvolvimento sustentável, música ao vivo e manche. Estiveram presentes: representante do Ministério da Saúde, do Superintendente da Saúde da Mulher e da Criança, de Diretores e funcionários das maternidades. No decorrer da semana, foram realizadas atividades para os clientes do pré-natal e puerpério do hospital; houve curso de manejo do aleitamento materno, para os profissionais e mamaço no Parque das Rosas. Neste este estiveram presentes mulheres lactantes, seus filhos e acompanhantes, apoiadores do aleitamento materno, autoridades e a imprensa local.  

 

Tags: