Bancos de leite do Estado pedem socorro para manter estoque durante o Carnaval

Publicado em 11/03/2020 00h:40min.

Bancos de leite do estado estão precisando de doadoras neste período de carnaval, um das épocas mais críticas do ano. As sete unidades de captação no Espírito Santo estão com dificuldades de manter o estoque. E a queda de doações neste período chega a 70%, pois as mães que podem oferecer o alimento costumam viajar.

A doação do produto vital para os bebês faz a diferença na vida de Akira. Forte, saudável e sorridente, com quase seis meses de vida, o menino se alimenta exclusivamente com leite materno. A mãe, Aline, agradece por ter leite de sobra, tanto que passou a doar o excedente.

“Dou de mamar, tiro o leite e ele fica quietinho, parece que entende!”, afirma Aline.

Os vidros esterilizados são trazidos pelo banco de leite. A mesma equipe vem buscar os frascos cheios, uma vez por semana. No congelador, já está a coleta dos últimos dois dias.

O leite compartilhado por Aline vai para o banco de leite do Hospital Universitário, na Grande Maruípe, dentro de caixa. Enquanto o ideal é um estoque com 500 litros, hoje há pouco mais de 100 nos congeladores.

A enfermeira Marianne Borges tenta ajudar. Ela é funcionária do hospital e mãe da Joanna, de 10 meses. Entre um paciente e outro, vem fazer a doação de leite.

É para os frágeis pacientes da UTI neonatal que o leite mais faz falta. Eles são tão pequenos que precisam ser alimentados a conta-gotas. Solange teve trigêmeas, que nasceram prematuras e estão internadas. Ela ainda não produz leite suficiente para as filhas. De mãe para mãe, ela pede ajuda.

O problema se repete em todos os sete bancos de leite do Estado. No Hospital Infantil, em Vila Velha, ainda mais escassez. Seriam necessários 70 litros por semana. O banco de leite funciona todos os dias, mesmo em fins de semana e feriados. Mesmo assim, a quantidade de doações não chega nem perto do necessário.

Fonte: https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/02/2020/video-bancos-de-leite-do-estado-pedem-socorro-para-manter-estoque-durante-o-carnaval