O Banco de Leite Humano de Araçatuba (SP) teve uma queda de 20% nas doações, em relação à março do ano passado, devido à pandemia de coronavírus.
De acordo com o BLH, toda semana eles registram desistências, as doadoras sentem medo por causa do coronavírus.
A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano demonstrou preocupação com o cenário atual, pois a tendência de diminuição é ainda maior.
Em março de 2019 foram captados 67 litros de leite, neste mês captaram 53 litros, diferença de 14 litros.
Coleta
As mães realizam a coleta em casa e os agentes passam uma vez por semana recolhendo o leite. A coleta é realizada com hora marcada, porém devido à pandemia, as doadoras sentem medo de deixar os agentes entrarem, mesmo com todas as orientações e higienização.
Os agentes ligam na casa da doadora e pedem para que ela entregue o leito no portão e assim evitam que a equipe entre na casa.
Além disso, utilizam equipamentos e utensílios de proteção durante a coleta na residência: gorro, máscara e avental. Todos os materiais são desinfetados, os frascos são esterilizados e as entrevistas estão sendo feitas por telefone.
Atualmente o Banco de Leite Humano de Araçatuba atende as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais da cidade, incluindo a Santa Casa que abastece 40 cidades da região.