Banco de Leite Humano recebe prêmio durante a 2ª Exposição Global de Desenvolvimento Sul-Sul - 2009

Publicado em 24/12/2009 00h:00min.

O Centro de Referência Nacional para Bancos de Leite Humano, com sede no Instituto Fernandes Figueira (IFF), unidade materno-infantil da Fiocruz, foi premiado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento como uma das iniciativas que mais contribuíram para o desenvolvimento humano no Hemisfério Sul, fornecendo soluções práticas que poderão ser repetidas, expandidas ou adaptadas por outros países.

A homenagem ocorreu durante a 2ª Exposição Global de Desenvolvimento Sul-Sul (GSSD Expo), conjuntamente com o 6º Dia Anual das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, no período de 14 a 17 de dezembro, em Washington, D.C.

O trabalho desenvolvido pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RedeBLH-BR) foi considerado uma iniciativa importante para redução dos custos na alimentação de recém-nascidos prematuros, assim como na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno nos países com os quais a RedeBLH-BR colabora. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2008, mais de 157 mil recém-nascidos foram beneficiados com o leite humano ordenhado e pasteurizado com qualidade certificada no Brasil. Além disso, cerca de oito mil recém-nascidos também receberam os mesmos benefícios nas demais regiões da Iberoamérica. “Estes números refletem o nosso compromisso com os objetivos de desenvolvimento do milênio no que diz respeito à mortalidade infantil com ênfase no componente neonatal”, destaca o coordenador da RedeBLH-BR, João Aprígio Guerra de Almeida.

A Exposição Global de Desenvolvimento Sul-Sul teve como objetivo estimular parcerias entre países em desenvolvimento e outras entidades, como organizações do Sistema das Nações Unidas, setor privado, além da sociedade civil organizada, apresentando soluções práticas, de forma a obter um desenvolvimento sustentável e equitativo através do intercâmbio das soluções para os desafios. Tais soluções foram elaboradas com base nas condições históricas, políticas e econômicas dos países envolvidos.