Publicado em 04/05/2010 00h:00min.
A Cooperação Internacional da Fiocruz com os Ministérios da Saúde dos países de língua portuguesa do continente africano (CPLP) visa contribuir para a melhoria da qualidade da atenção à saúde da mulher e da criança e reduzir o índice de mortalidade materno-infantil de Moçambique.
Nesse sentido, o Projeto Apoio Técnico de Implantação/Implementação do Instituto de Saúde Materno-Infantil e do Adolescente de Moçambique (ISMIA) foi aprovado no dia 25 de fevereiro do corrente ano, em reunião realizada em Maputo com a presença do Ministro da Saúde de Moçambique, Ivo Garrido, o diretor do Instituto Fernandes Figueira, Carlos Maurício Maciel, e o coordenador da Rede de Bancos de Leite Humano, João Aprígio Guerra de Almeida.
O Projeto Apoio Técnico de Implantação/Implementação do ISMIA está estruturado por projetos específicos elaborados com base na ação diagnostica conduzida por técnicos do MISAU em conjunto com profissionais do Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz, no curso de 2009.
Projetos Específicos:
1. Elaboração do Plano Diretor do Instituto de Saúde Materno-Infantil e do Adolescente de Moçambique ( ISMIA);
2. Apoio para implantação de Banco de Leite Humano em Moçambique – Uma estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional para Recém-Nascidos de Risco;
3.Fortalecimento do Plano de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno em Moçambique;
4. Apoio Técnico para Implantação do Núcleo de Tele Medicina e Ensino a Distancia em Saúde Materno-Infantil e do Adolescente;
5 Apoio Técnico para Implantação da Biblioteca Temática – Saúde Materno-Infantil e do Adolescente;
6. Fortalecimento de Ações de Atenção a Saúde Materna e Neonatal;
7. Fortalecimento das Ações de Promoção da Saúde Infantil e do Adolescente.
Com a implantação do Banco de Leite Humano no Hospital Central de Maputo, a Rede de Bancos de Leite Humano se expande para mais um Continente.