Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Taguatinga completa 40 anos

No mês de Setembro o Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Taguatinga completou 40 anos de atuação na saúde da mulher e da criança na capital Federal.

O primeiro BLH do DF e Quinto do Brasil iniciou suas atividades por iniciativa da pediatria do Hospital que, incomodado com o alto índice de internações de lactentes, decidiu intervir buscando auxílio em parceria com a comunidade através do Rotary Club e Casa da Amizade Taguatinga Norte. Além de contar com a solidariedade de Mães que estavam amamentado seu bebês sem dificuldades. Essa parceria deu certo e trouxe outros parceiros, como o Banco de Brasília (BRB) que, na época, doou um veículo para a coleta.

Iniciando de forma bem humilde na sala do lactário do hospital, e passando por períodos de precariedade na estrutura e com parque tecnológico em estruturação, o BLH HRT seguiu a evolução das tecnologias junto com a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, hoje nossa Rede Global. Passou a atuar também como Centro de Referência Estadual em Bancos de Leite Humano, representando o DF nas discussões nacionais das políticas de aleitamento materno e capacitando novos profissionais agregados à rede. Nesta evolução, em 2012 ganhou uma área adequada para o crescimento, com uma planta aprovada pela ANVISA, sem cruzamento de fluxos e com um laboratório de Processamento e Controle de Qualidade do Leite Humano e parque tecnológico que nos dá orgulho. Além de ter um espaço para a assistência à amamentação que tem apoiado muitas famílias com dificuldades e dúvidas para iniciar esse processo tão importante para a saúde da criança, que faz parte dos "mil dias de ouro".

Com uma equipe multidisciplinar, o BLH HRT conta com profissionais comprometidos e apaixonados pelo Aleitamento Materno, levando às mães informação e assistência relevante, além de capacitar e estimular outros e novos profissionais a entrarem na luta em prol da promoção Proteção e apoio ao Aleitamento Materno, durante esses 40 anos.

Para comemorar toda esta carreira de lutas e vitórias foram reunidos no dia 19/09/2018, pessoas que no decorrer destes anos fizeram diferença para que o BLH HRT chegasse aos seus 40 anos atuando de forma efetiva e especializada em prol da saúde da mulher e da criança em sua região.

Doadoras, equipe e parceiros