Banco de Leite Humano do Hospital de Clínicas de Uberlândia as reforma foram finalizada

O Banco de Leite Humano do HCU/UFU foi criado em 1988, no setor de Lactário, ligado ao Serviço de Nutrição e Dietética, com o objetivo de apoiar e promover o aleitamento materno e incentivar a doação de leite humano. Em 1990, foi credenciado pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

Desde 2001, o setor foi transferido e tornou-se um serviço autônomo ligado à Diretoria Clínica do hospital. Com a mudança, várias ações foram implementadas, que durante 20 anos o serviço funcionou no mesmo local e estrutura. O BLH é responsável pela coleta, processamento e rigoroso controle de qualidade do leite, para posterior distribuição aos bebês internados na UTI de Neonatologia do HCU, visando à melhoria da qualidade de vida e, consequentemente, diminuindo os índices de mortalidade infantil.

Em junho de 2022 o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu mais de R$ 400 mil em recursos doados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) da 3ª Região. O valor destinado exclusivamente à reforma e adaptação da estrutura física do Banco de Leite Humano.

No período pouco mais de 4 meses a equipe trabalhou em um local provisório e adaptado para que a reforma acontecesse.  A reforma do Banco de Leite Humano do Hospital de Clínicas de Uberlândia foi finalizada e voltou a funcionar no endereço: Av. Maranhão, 1800. Esquina com a Rua Iguaçu. Campus Umuarama (próximo a biblioteca da UFU).

No dia 05 de dezembro irá acontecer a inauguração oficial ás 13:00 horário de Brasília.