Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher Mãe Luzia comemora quase duas décadas de serviços à população de Macapá

Publicado em 17/11/2023 14h:04min.

O BLH do Hospital da Mulher Mãe Luzia, único centro especializado responsável pela proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno localizado no estado do Amapá, como todo BLH coleta, processa e distribui leite humano de qualidade certificada aos recém-nascidos internados nesta unidade ou outras pertencentes a toda a rede estadual, seja de ordem pública ou privada.

Ao longo de sua existência, o BLH do Hospital da Mulher Mãe Luzia tem orientado às mães quanto à importância do aleitamento materno exclusivo até os 6 (seis) meses de vida de seus bebês.  Além disso incentiva a doação do leite materno, que é encaminhado ao próprio Banco ou aos Postos de Coleta de Leite Humano de Macapá. O BLH do Hospital da Mulher Mãe Luzia recebe o leite materno que passa por um cuidadoso processo de seleção e classificação, pasteurização para, por fim, ser aos bebês internados que dele necessitam.

Os Bancos de Leite Humano exercem um importante papel para a recuperação dos bebês prematuros. Como afirma a nutricionista do BLH, Elizangela Figueiredo, “sendo o alimento mais nutritivo, o leite materno vai oferecer aos bebês imunidade e os anticorpos necessários para o combate de doenças como síndromes gripais e enterocolite, além de proteger os recém-nascidos de infecções gastrointestinais”.

Mas, não somente os bebês são beneficiados pelos serviços oferecidos pelo BLH. Nem sempre a amamentação é um processo fácil de ser vivenciado pelas mães. Por isso, o BLH também oferece orientações sobre o manejo da amamentação para mães que estejam dificuldades para amamentar seus filhos ou se apresentam problemas nas mamas durante o período da amamentação. Assim, ao contribuir para a segurança e o conforto da mãe no ato de amamentar, se pode observar o favorecimento e fortalecimento dos vínculos de cuidado e afeto entre mães e bebês.

Ao longo do ano, o BLH do Hospital da Mulher Mãe Luzia realiza todos os meses ações de conscientização das pacientes internadas na unidade, segundo a coordenadora do BLH, Darcineyde Alves Dias em um processo continuado de apoio e incentivo das mulheres na vivência da amamentação de seus bebês.

A população do Amapá pode contar com os serviços da unidade do BLH de maneira contínua, uma vez que seu horário de funcionamento é 24 horas. Basta se dirigir até o serviço que fica localizado na esquina da Avenida FAB com a Rua Jovino Dinoá, no bairro Central. Também é possível entrar em contato com a unidade através do número (96) 98115-9018, que também funciona pelo WhatsApp.