As atividades do Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher Mãe Luzia, o único do Estado do Amapá, iniciaram em 25 de outubro de 2002 e desde então já realizou 268.589 atendimentos, 45.386 visitas em casas de doadoras e distribuiu 14.516 litros de leite para bebês internados.
No início, a equipe era formada somente por quatro profissionais - uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem e um bioquímico - desenvolviam as atividades em um único turno. Atualmente, o serviço funciona 24h, todos os dias e conta com 46 profissionais de diferentes áreas da saúde.
A unidade é responsável por proteger, promover e apoiar o aleitamento materno.
A programação contou com brindes, homenagens e massagens relaxantes para os servidores da unidade e mães que estão com bebê na unidade neonatal do HMML, pintura em barriga de gestantes internadas na ala de alto risco e um lindo bolo de aniversário.
“Sou grata por participar desta missão de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno. O que aprendi no BLH mudou a mãe que sou, pois minha história pessoal de amamentação seria muito diferente se não conhecesse esse trabalho maravilhoso. E nós somos felizes por estar aqui, por proporcionar este trabalho para as mães, conseguimos salvar vidas e dar esperança para elas e os bebês.”, declarou a coordenadora do Banco de Leite Humano, Darcineyde Dias.
“Foi bem legal esse momento de cuidado e entretenimento. Fui internada após uma queda, e hoje, recebi alta neste clima de alegria", destacou a estudante de 25 anos, Suelen Leite.
Fonte: Darcineyde Alves Dias - Coordenadora do BLH HMML