Banco de Leite Humano de Rio Preto precisa de doações

Publicado em 04/02/2020 16h:46min.

O Banco de Leite Humano de Rio Preto está com estoque baixo neste mês de janeiro. Em dezembro do ano passado, as doações começaram a cair e a situação vem piorando. O Banco faz a captação de 120 litros por mês, mas em dezembro conseguiu apenas 88 litros, o que não atende toda a demanda das maternidades atendidas por eles.

A gerente do Banco de Leite Humano, Priscila Theodoro, afirma que o período de férias (meses de dezembro e janeiro), em que as mães viajam ou cuidam dos filhos mais velhos, é o mais crítico. Após o Carnaval, as doações começam a aumentar, mas ela ressalta que “os bebês precisam de leite o ano todo.”

As mulheres que quiserem e puderem ser doadoras, devem preencher um cadastro no Banco de Leite Humano e estar com os exames de sorologia em dia. O serviço fornece frascos para as doadoras coletarem o leite e passa nas residências semanalmente para buscá-los. Uma parte do leite doado é reservado para a própria doadora, caso volte a trabalhar antes dos seis meses de vida do bebê. Assim, a criança pode continuar tomando o leite materno, pasteurizado pelo Banco de Leite.

O leite materno, doado ao Banco de Leite, passa por um processo de pasteurização, e é doado às quatro maternidades de Rio Preto – Austa, Beneficência Portuguesa, Santa Casa e Hospital da Criança – para atender os recém-nascidos internados nas UTIs neonatais.

O Banco de Leite fica localizado na avenida dos Estudantes, número 1886. Ele fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 13h. O telefone para contato é o (17) 3214-3422.

Foto:Johnny Torres

Fonte:ttps://www.diariodaregiao.com.br/_conteudo/2020/01/cidades/saude/1181504-banco-...