Banco de Leite do Hospital e Maternidade Dona Regina no Tocantins celebra 16 anos de existência

Publicado em 20/04/2018 10h:59min.

A última quinta-feira (19/04), foi repleta de festa para comemorar mais um ano de atuação do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital e Maternidade Dona Regina, situado no estado do Tocantins. As comemorações são ainda mais significativas, quando se percebe o papel importante do Banco de Leite para a maternidade e para a população em geral.

Desde a sua inauguração em 2002, através do BLH, mais de 11 mil bebês já foram alimentados e muitos tiveram suas vidas salvas, graças a muitos atos de solidariedade de mais de 16 mil mulheres que doaram leite materno.

Muitas homenagens foram feitas para as mães doadoras, servidores e parceiros do Banco de Leite. Representando as doadoras, Karina Rodrigues, contou que depois que seu bebê nasceu, ele precisou ficar internado por conta de um quadro de icterícia. Karina então conheceu o BLH, após perceber que o filho não estava sugando corretamente. Foi a partir desse momento que ela passou a doar o seu leite para o BLH e não parou mais. 

Doadora de leite materno homenageada durante as comemorações e a coordenadora do BLH, Valquíria Pinheiro.

“Comecei a doar na maternidade e não parei mais. Solicitei aos bombeiros que fossem recolher o leite para levar ao hospital para os bebês que precisavam tanto. Deus me abençoou com muito leite e sou grata por isso. Acompanhei as mães que estavam com seus filhos e queria muito ajudar”, comentou.

Alimento valioso

A gerente dos Ciclos de Vida da Secretaria Estadual de Saúde, Isabela Eulálio, destacou que uma criança que é amamentada desde o primeiro dia de vida, “cresce bem, tem um vínculo com a mãe, com a família e com a sociedade. E tudo isso reflete muito nos indicadores de mortalidade infantil. Sabemos que a criança que recebe o aleitamento materno tem um risco menor de morrer no primeiro ano de vida”.

A coordenadora do Banco de Leite do Hospital e Maternidade Dona Regina, Valquíria Pinheiro, destaca que desde a fundação do Banco de Leite já foram mais de 280 mil atendimentos entre visitas domiciliares, coleta e distribuição de leite e bebês alimentados. “São números expressivos que demonstram a importância do Banco na vida de centenas de famílias de todo o estado. Somos muito gratos a todas as mães que colaboram com o trabalho do Banco, pois sem a doação delas, tudo o que fazemos seria impossível”, destacou.

Presença do Rotary Club de Palmas, o primeiro parceiro do BLH

Amigos do Peito

O Corpo de Bombeiros também foi homenageado, em nome do Sargento Felipe Bittencourt, por conta do projeto “Bombeiro Amigo do Peito”, que promove o processo de captação de leite materno nas casas das doadoras para o BLH do Dona Regina.

Na primeira visita, os bombeiros explicam como o leite deve ser coletado e armazenado, além do processo de higienização. As doadoras recebem um kit contendo touca e máscara descartáveis, um vidro esterilizado para coleta e um folder com orientação sobre a retirada do leite. “Assumi esse compromisso com a vida da população, que é de me doar pelas crianças e mães, e quero levá-lo até o final”, disse o sargento.

Para Debora Petry, diretora do Hospital e maternidade Dona Regina, o BLH é muito importante para o hospital em função de na unidade ter uma UTI Neonatal e de ele ser referência para gestação de alto risco. “Recebemos muitos bebês prematuros ou malformados que precisam se internar e, muitas vezes, as mães não têm condições de alimentá-los com seu leite materno. Temos a plena consciência de que o melhor alimento para o bebê é o leite materno, principalmente para os prematuros”.

Doações

O leite materno é considerado o melhor alimento para os bebês, favorecendo uma série de benefícios essenciais para a vida do recém-nascido, como o fortalecimento da imunidade, a diminuição dos riscos à alergia e o combate à anemia.

As mães interessadas em participar podem fazer o cadastro pelo telefone gratuito 0800-646-8283.

Extraído de: Governo do estado do Tocantins