Publicado em 08/04/2020 22h:14min.
O Banco de Leite da Maternidade de Campinas (SP) fechou o mês de março com 17 litros abaixo do que é considerado a necessidade do estoque da unidade. De acordo com a instituição, 183 litros de leite foram doados no períodos, sendo que o número considerado ideal é de 200 litros.
A maternidade fez ainda um apelo para estimular a doação do leite materno, já que a preocupação aumenta neste período por conta da chegada do inverno e, consequentemente, a alta de doenças respiratórias em bebês. A unidade conta atualmente com 61 leitos de UTI Neonatal.
A prioridade é reforçar o estoque prevendo uma alta nas internações da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da unidade. Segundo o presidente da Maternidade de Campinas, Carlos Ferraz, cada litro de leite materno pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia.
Para ser doadora, é necessário que a mulher seja saudável, esteja amamentando o próprio filho e tenha uma produção de leite excedente após a mamada. A coleta pode ser feita na própria casa e o contato pode ser feito diretamente com o Banco de Leite pelo telefone (19) 3306-6039 para preenchimento do cadastro. São solicitados exames de sangue.
Caso a doadora não tenha feito os exames durante o pré-natal, eles podem ser realizados gratuitamente na própria maternidade, por meio de um agendamento prévio. O atendimento é feito apenas às segundas-feiras, das 13h às 15h, no ambulatório montado em frente ao estacionamento da unidade.
Mulheres que moram em outras cidades da região de Campinas e que querem doar também podem procurar a unidade. No entanto, a maternidade informou que prioriza a coleta em municípios onde há mais de uma doadora.
Preocupação com a Covid-19
Por conta da pandemia do novo coronavírus, as doadoras são orientadas a reforçar os cuidados de higiene das mãos e dos fracos, além de usar toucas e máscaras fornecidas semanalmente pelo próprio hospital. Caso a mãe ou qualquer pessoa da residência perceba algum sintoma de gripe, a orientação é para não realizar a doação.
A coleta na residência é feita de segunda a sexta-feira pelo motorista da maternidade, acompanhado por uma técnica de enfermagem exclusiva do Banco de Leite. O material doado é transportado em caixas isotérmicas com gelo e controle de temperatura feito por termômetro digital.
Por: Bom Dia Cidade
Foto: Reprodução/EPTV