Publicado em 17/07/2024 10h:23min.
No dia 16 de julho, dois eventos marcaram a programação do Minas Láctea 2024. Pela manhã, ocorreu a abertura do 37° Congresso Nacional de Laticínios, e à noite, a abertura oficial do Minas Láctea.
A cerimônia da manhã contou com a presença do Dr. Sebastião Tavares de Rezende, que saudou as autoridades presentes e destacou as diversas atividades programadas, como cursos, uma mostra tecnológica e um concurso de laticínios. Durante seu discurso de abertura, enfatizou a formatura da primeira turma de técnicos de laticínios e anunciou a inauguração de novos laboratórios, que servirão como centro colaborador de processamento e controle de qualidade do leite humano.
A presidente da EPAMIG, Dra. Nilda Soares, destacou a importância do Instituto na formação de profissionais da área de laticínios e apresentou as novas conquistas para o fomento da pesquisa, em parceria com o governo de Minas Gerais.
À noite, na abertura oficial do Minas Láctea, aconteceu a assinatura do convênio entre a EPAMIG/ILCT (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais/Instituto de Laticínios Cândido Tostes) e a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH). Este acordo visa fortalecer o processamento e o controle de qualidade do leite humano, reforçando a colaboração entre as instituições.
A mesa da cerimônia noturna foi composta por autoridades como o vice-presidente da Faeng, representantes da Embrapa Gado de Leite, o Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais,e a reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).