Argentina - Banco de Leite Humano comemora segundo aniversário

Publicado em 03/11/2020 08h:15min.

A instituição de Saúde Pública foi inaugurada em 31 de outubro de 2018. Até o momento, desde sua inauguração, já atendeu 150 bebês prematuros do hospital Materno-Neonatal e, até o ano de 2020, já coletou 190 litros de leite humano.

O Banco de Leite Humano, dependente do Ministério da Saúde Pública da Província, comemora neste 31 de outubro o seu segundo aniversário com múltiplas conquistas. A instituição funciona no Hospital Materno Neonatal “Eloísa Torrent de Vidal”.

Por meio de gestões realizadas pelo ministro da Saúde Pública Ricardo Cardozo, a Província de Corrientes possui o Primeiro Banco de Leite Humano desde outubro de 2018, sendo o oitavo do país, formando parte da Rede Argentino-Brasileira de Bancos de Leite Humano .

“Durante o primeiro ano, nos encarregamos de terminar com o equipamento e o treinamento da equipe técnica do Banco de Leite Humano e, no dia 19 de dezembro de 2019, realizamos a primeira pasteurização e, a partir desse dia, realizamos esse procedimento sem interrupção. ”, disse o coordenador do Banco de Leite Humano, Luis Azula.

“Até agora, em 2020, já coletamos 190 litros de leite de mães doadoras. Temos um total de 60 mães doadoras registradas e ativas que doam semanalmente, há cerca de 30 mães ", disse ele.

Ao mesmo tempo, comentou: "Temos utilizado leite humano pasteurizado em 150 bebês prematuros internados na unidade de terapia intensiva do Hospital Materno Neonatal, mas também enviamos leite humano pasteurizado para a 'Maternidad de la Dulce Espera del Hospital Llano'".

"Além disso, auxiliamos com leite humano pasteurizado sete bebês que nasceram de mães com Covid-19 positivo", acrescentou.

Por outro lado, Azula indicou que “desde 29 de outubro, incorporamos o hospital Dr. Camilo Muniagurría de Goya à Rede de Centros de Lactação e Coleta de Leite Materno e já entregamos o primeiro lote para bebês hospitalizados e agora serão feitas entregas semanalmente”.

Disse que à Rede “já foram incorporados quatro hospitais e nos próximos meses serão acrescentados outros”. O trabalho em rede, em diferentes setores da Saúde Pública, é uma política promovida pelo ministro Ricardo Cardozo.

 

Fonte: Corrientes Hoy