Aplicativo Amamente e Doe é lançado no Ceará

Publicado em 13/04/2018 16h:44min.

Neste ano de 2018, o estado do Ceará passou a contar com uma tecnologia que apoia às mães sobre a doação de leite humano e o aleitamento materno. Trata-se do aplicativo Amamente e Doe que, além de reunir informações sobre a importância da doação de leite e do aleitamento materno, auxilia no processo de coleta de leite, armazenamento e em como proceder para a doação.
 
Nele, também é possível identificar onde estão situados os postos de coleta e bancos de leite humano (BLHs) do estado. Outro benefício do aplicativo ao usuário é a possibilidade de ter acesso ao serviço de coleta em domicílio, visando facilitar a doação, a participação ativa de mulheres e a relação entre doadoras e BLHs do estado.
 
 
O aplicativo é resultado da dissertação de mestrado da coordenadora do BLH do Hospital Geral de Fortaleza, Lúcia Virgínia de Carvalho, com orientação da Profa. Maria Veraci Queiroz, defendida no Curso de Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente, na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Para o seu desenvolvimento, foi estabelecida parceria também com a Universidade de Fortaleza (Unifor).
 
Participaram do projeto profissionais das áreas de Engenharia da Computação, Audiovisual e Novas Mídias, além de colaboradores do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (Nati), doadoras de leite materno que realizaram o teste de usabilidade do app junto à equipe do Nati e profissionais de saúde que avaliaram o aplicativo, sugerindo melhorias de aplicabilidade técnica do mesmo.
 
Amamente e Doe está gratuito para dispositivos Android. Para conhecer o aplicativo, acesse aqui.
 
 
 
Fonte: Banco de Leite Humano do Hospital Geral de Fortaleza